Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Érico Veras-
dc.contributor.authorGuedes Júnior, Edmar Oliveira-
dc.date.accessioned2021-10-29T16:18:14Z-
dc.date.available2021-10-29T16:18:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGUEDES JÚNIOR, E. O. Ciência de dados no apoio a gestão em uma operadora de saúde. 2021. 259 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61686-
dc.description.abstractThe importance of information for organizations is widely accepted, being one of the resources whose management and its use are directly related to achievement of strategic objectives. The supplementary health system is inserted in a highly regulated market and subject to major challenges, associated with the increase in health costs and great competitiveness. Data Science emerges in this context, as a tool capable of managing a growing volume of information, essential to support management. This study aims to analyze how Data Science can contribute to support management in a supplementary health care company. It justifies the importance of the subject and its impact on the population health care, in addition to the still little explored literature on the use of Data Science in health care companies. For this, a multiple case study is used, with a descriptive approach, based on data collected from the eighth largest Health Care Company of the Unimed System in Brazil, through the analysis of 4 strategic projects linked to Data Science areaof the operator in question, as well as analyzing data analytic maturity. The research evidenced the robustness of data analysis tools used in the organization, a good process automation, and an intermediate level of analytical maturity, which means the operationalization of the analysis in a predictive way. It was also evident that Data Science provided the improvement of general results linked to cost reduction, process improvement and higher quality in customer service, providing a strategic differential and greater business viability in the short and medium term.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiência de dadospt_BR
dc.subjectOperadora de saúdept_BR
dc.subjectResultado organizacionalpt_BR
dc.titleCiência de dados no apoio a gestão em uma operadora de saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA importância da informação para as organizações é universalmente aceita, sendo um dos recursos cuja gestão e aplicação estão diretamente relacionados com o alcance de objetivos estratégicos. O sistema de saúde suplementar está inserido em um mercado fortemente regulado e sujeito a grandes desafios, associados ao aumento dos custos na saúde e à grande competitividade. A Ciência de Dados surge neste contexto, como ferramenta capaz de gerenciar um volume crescente de informação, fundamental no apoio à gestão. O presente estudo tem como objetivo analisar como a Ciência de Dados pode contribuir no apoio à gestão em uma operadora de saúde suplementar. Traz como justificativa, a importância do tema e dos seus reflexos na assistência em saúde da população, além da literatura ainda pouco explorada sobre o uso da Ciência de dados em operadoras de saúde. Para isso, lança mão de um estudo de casos múltiplos, com abordagem descritiva, a partir de dados colhidos da oitava maior operadora do sistema Unimed no Brasil, através da análise de 4 projetos estratégicos ligados à área de Ciência de Dados da operadora em questão, assim como da análise da maturidade analítica de dados. A pesquisa evidenciou robustez das ferramentas de análise de dados utilizadas na organização, uma boa automatização de processos, eum grau de maturidade analítica intermediário, que significa umaoperacionalização da análise de maneira preditiva. Evidenciou-se também que a Ciência de Dadosproporcionou a melhoria dos resultados gerais ligados à redução de custos, melhoria de processos e maior qualidade no atendimento ao cliente, proporcionando um diferencial estratégico e maior viabilidade do negócio no curto e médio prazo.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_eoguedesjunior.pdf7,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.