Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Maria Vaudelice-
dc.contributor.authorCosta, Silvana Dayse Brito de Araújo-
dc.date.accessioned2013-10-14T13:19:11Z-
dc.date.available2013-10-14T13:19:11Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCOSTA, S. D. B. A. Satisfação e insatisfação no trabalho dos cirurgiões dentistas da estratégia saúde da família no município de Fortaleza-CE. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6167-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSatisfação no Empregopt_BR
dc.subjectSaúde da Famíliapt_BR
dc.titleSatisfação e insatisfação no trabalho dos cirurgiões dentistas da estratégia saúde da família no município de Fortaleza - CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorPessoa, Sarah Maria Fraxe-
dc.description.abstract-ptbrOs fatores intervenientes na satisfação e insatisfação laboral são diversos, dependem de características do próprio trabalho, bem como da avaliação pessoal do trabalhador, e merecem mais estudos sobre o tema. No entanto, identificá-los é determinante para se efetivar programas de melhoria da satisfação laboral, seja na esfera pública ou privada, com a finalidade de proporcionar maior desempenho profissional e promover mudanças positivas na qualidade dos serviços prestados. Neste contexto, esta pesquisa caracteriza os principais fatores de Satisfação e Insatisfação no trabalho dos Cirurgiões-Dentistas (CD) da Estratégia Saúde da Família, lotados na Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), durante o período da gestão 2006-2012, tendo como referencial a Teoria de Frederick Herzberg. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem descritiva e exploratória, no qual utiliza como instrumento de coleta de informações um roteiro semi-estruturado para entrevista; a técnica de análise do material transcrito foi a Análise de Conteúdo Temática de Minayo. De modo geral, esta pesquisa corroborou com os estudos de Frederick Herzberg, pois evidenciou que o maior fator de satisfação dos respondentes estava correlacionado aos aspectos intrínsecos do seu trabalho, ou seja, “o Trabalho em si”, e os fatores de insatisfação associaram-se aos aspectos extrínsecos, como as condições físicas laborais e a remuneração; a pouca valorização dos profissionais também foi apontada como motivo de insatisfação, demonstrando que os cirurgiões-dentistas possuem necessidade de serem valorizados e reconhecidos pelo trabalho que realizam. Nesta investigação, esse reconhecimento pode vir na direção dos gestores ou ainda dos pacientes. Observou-se que, 85,7% dos participantes, apesar de todas as adversidades e queixas descritas, demonstraram um nível mediano de satisfação no trabalho, não ótimo, porque gostavam do que faziam e consideravam isso preponderante para se sentirem satisfeitos. Assim, infere-se que os dentistas das unidades de saúde da família, aqui representados por uma amostra de 14 indivíduos, se identificam e gostam do trabalho que executam, necessitando, sobretudo, de melhorias no ambiente e nas condições laborais para que apresentem maior grau de satisfação no trabalho.pt_BR
dc.title.enSatisfaction and job dissatisfaction of dental surgeons of the family health strategy in Fortaleza - CEpt_BR
Aparece nas coleções:PPGSP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_sdbacosta.pdf744,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.