Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorCavalcante, Brenda de Ângelis Sombra-
dc.date.accessioned2021-10-28T18:22:45Z-
dc.date.available2021-10-28T18:22:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Brenda de Ângelis Sombra. “Caixa trancada”: o papel da escola e do professor no mal-estar mental em alunos do ensino médio. 2017. 33 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61639-
dc.description.abstractWith the growing number of people developing mental health problems, the school as an integral part of society, is not outside to this problem. This work aims to identify which situations are within the school context that causes mental discomfort and what are the attitudes of the teaching institution and teacher to such an affliction of the students. The research was carried out with students recently enrolled in the courses of Biological Sciences of the Federal University of Ceará and consisted of a qualitative analysis through the application of a questionnaire of discursive questions based partially on the Beck Depression Inventory (BDI). The results show that the school environment for high school students is in fact an environment that provides and triggers feelings such as insecurity and fear of the future in adolescents. Finally, more research of a qualitative nature should be carried out on this theme, considering the importance of the subject for the development of a healthier society in all aspects.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectBem-estar mentalpt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.title“Caixa trancada”: o papel da escola e do professor no mal-estar mental em alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a crescente quantidade de pessoas desenvolvendo problemas relacionados à saúde mental, a escola, como parte integrante da sociedade, não está externa a esse problema. Esse trabalho tem como objetivo identificar quais são as situações dentro do contexto escolar que geram mal-estar mental e qual a postura da instituição de ensino e professor perante tal aflição dos alunos. A pesquisa foi realizada com alunos recém-ingressos nos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará e consistiu em uma análise qualitativa através da aplicação de um questionário de questões discursivas baseadas parcialmente no Inventário de Beck de Depressão (BDI). Os resultados mostram que o ambiente escolar para os alunos de ensino médio é de fato um ambiente que proporciona e desencadeia sentimentos como insegurança e medo do futuro nos adolescentes. Por fim, mais pesquisas de caráter qualitativo devem ser realizadas sobre essa temática, tendo em vista a importância do assunto para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável em todos os aspectos.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_bascavalcante.pdf481,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.