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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61631
Tipo: | TCC |
Título: | As ideias dos educandos em aulas de biologia no ensino médio acerca de criacionismo e evolucionismo |
Autor(es): | Silva, Jorge Henrique Oliveira |
Orientador: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palavras-chave: | Teoria da evolução;Ensino de biologia;Design inteligente |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SILVA, Jorge Henrique Oliveira. As ideias dos educandos em aulas de biologia no ensino médio acerca de criacionismo e evolucionismo. 2017. 43 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | O ensino de evolução é parte indispensável da disciplina de Biologia no Ensino Médio. Sua importância em integralizar o conhecimento biológico e de esclarecer a origem das espécies que surgiram e irão surgir no planeta é notória. Apesar disso o aprendizado dos alunos sobre o tema pode ser comprometido de diferentes maneiras. As ideias criacionistas oriundas da cultura religiosa brasileira demonstram uma interface com a Teoria da Evolução. Como grande parte da população brasileira é adepta de alguma religião com doutrina criacionista, muitos dos alunos em salas de aula do Ensino Médio carregam consigo ideias que provem dessa fonte. O objetivo do trabalho foi explorar quais eram essas ideias e sua relação com a disciplina de Biologia. São a partir dessas ideias que os estudantes compreenderão o conteúdo da disciplina, após o período de conflito entre o conhecimento prévio e o conhecimento novo. Também se teve a intenção de revisar uma atividade que busca ajudar no aprendizado de Evolução. Ocorreram duas formas de abordagem: observação de um debate estruturado pelo professor da disciplina de Biologia do Liceu de Messejana e entrevistas com grupo focal promovidas pelo autor. Os alunos afirmaram que a conversa sobre o tema era importante para o entendimento. Diversas ideias puderam ser extraídas desses momentos, várias delas fusionando ciência e religião, outras fazendo contrapontos extremos. Tais ideias emanavam de dois fundamentos: a complexidade irredutível e a crença na evolução ser tratada como questão de fé. A ciência não admite que façamos conclusões a partir da falta de informações, o que sustenta o pensamento da complexidade irredutível; e suas conclusões se alicerçam em testes e evidências observáveis, além de ser passíveis de alterações com novas descobertas, diferente que uma fé religiosa necessita. Saber que essas ideias estão presentes nos educandos dá a oportunidade ao educador de aproveita-las, fazendo com que o diálogo sirva para facilitar o aprendizado de ciências e biologia. Este fruto surge de conhecer o perfil da turma, de planejamento de atividades e da mediação que estão na responsabilidade do professor. |
Abstract: | The teaching of evolution is an indispensable part of the discipline of Biology in High School. Its importance in integrating the biological knowledge and to clarify the origin of the species that have appeared and will appear in the planet is notorious. Nevertheless, students' learning about the subject can be compromised in different ways. The creationist ideas derived from the Brazilian religious culture demonstrate an interface with the Theory of Evolution. A large part of the Brazilian population has some religion with creationist doctrine. So, many students in high school has with them ideas that come from this source. The objective of the work was to explore what these ideas were and their relationship with the discipline of biology. From these ideas, the students will understand the content of the discipline, after the period of conflict between prior knowledge and new knowledge. It was also intended to review an activity that search help in learning Evolution. There were two approaches: observation of a structured debate by the professor of the discipline of Biology at the Liceu de Messejana and interviews with a focus group promoted by the author. The students tell that the talk about this theme important for the understanding. Several ideas could be drawn from these moments, several of them merging science and religion, others making extreme counterpoints. Such ideas emanated from two foundations: irreducible complexity and belief in evolution to be treated as a matter of faith. The science does not allow us to draw conclusions from the lack of information, which supports the thought of irreducible complexity; And its conclusions are based on observable tests and evidences, as well as being amenable to changes with new findings, different than a religious faith requires. Knowing that these ideas are present in the learners gives the educator the opportunity to take advantage of them, making the dialogue serve to facilitate the learning of science and biology. This result arises from knowing the class profile, activities planning and mediation that are teacher’s responsibilities. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61631 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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