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dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorSilva, Wladia Nascimento-
dc.date.accessioned2021-10-28T16:58:11Z-
dc.date.available2021-10-28T16:58:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Wladia Nascimento. A sexualidade e o ensino de biologia: tabu, abordagem e a perspectiva das(os) alunas(os). 2017. 45 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61623-
dc.description.abstractThis research presents and analyses the student’s conception from a high school in Fortaleza, Ceará, about sexuality. Currently, in the basic education, the topic sexuality is approached by a biological-hygienist perspective, defined by Furlani (2011), as an approach that emphasize the biological determinism on the gender differentiation and focus on aspects as health and human reproduction, so, end up strengthening segregating ideas and the exclusion of those who do not fit. From this analysis the research seeks to understand those students’s perspective and realize how this theme is approached by biology discipline and if this happens in a satisfactory way. With this work, we realized the students, usually, have a precarious understanding about sexuality and based on a social hegemony. Also, it is found that the school when it approaches this subject focuses on a biological-hygienist perspective. Also, the questions of the students are not solved in the Biology class, because this topic is a taboo, still undeveloped inside the school and their focus is the aspects which do not fit with their interests. This research brings a reflexive suggestion for the approach of the sexuality in classroom. Still, reflects about the importance, inside the sex education on a Weeks (2000)’s perspective, of the teacher formation curriculum in the graduation of Biologic Sciences at the Federal University of Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidade sexualpt_BR
dc.subjectCidadania na escolapt_BR
dc.subjectAbordagens no ensinopt_BR
dc.subjectAnálise curricularpt_BR
dc.titleA sexualidade e o ensino de biologia: tabu, abordagem e a perspectiva das(os) alunas(os)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta e analisa a concepção das(os) alunas(os) de uma escola de Fortaleza, Ceará, sobre sexualidade. Atualmente, no ensino básico, o tema sexualidade é abordado na perspectiva de uma abordagem biológico-higienista, definida por Furlani (2011), como uma abordagem que enfatiza o determinismo biológico na diferenciação de gêneros e foca a educação sexual em aspectos relacionados à saúde e reprodução humana, assim acaba por fortalecer ideias que segregam e excluem os que não se enquadram. A partir desta analise a pesquisa busca entender a perspectiva destas(es) estudantes e perceber como este assunto é abordado pela disciplina de Biologia e se é abordado de maneira satisfátoria. Com este trabalho, percebeu-se que as(os) estudantes, geralmente, tem um entendimento precário sobre a sexualidade e baseado na hegemonia social. Também, se constata que a escola, quando aborda este tema foca as ações em uma abordagem biológico-higienista. Também, as dúvidas das(os) alunas(os) não são esclarecidas nas aulas de Biologia, sendo este um tema pouco desenvolvido por ainda ser tabu dentro da escola e focado em aspectos que não condizem com seus interesses, o trabalho apresenta uma reflexão e sugestão para a abordagem desse tema em sala de aula. Ainda, reflete sobre o papel, dentro do ensino da sexualidade na perspectiva de Weeks (2000), do currículo de formação de professoras(es) no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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