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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61553
Tipo: | TCC |
Título: | Sala de aula invertida no ensino de biologia: uma experiência numa escola pública de ensino médio |
Autor(es): | Crisóstomo, Lucas Magalhães |
Orientador: | Feitosa, Raphael Alves |
Palavras-chave: | Sala de aula invertida;Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;Investigação narrativa |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | CRISÓSTOMO, Lucas Magalhães. Sala de aula invertida no ensino de biologia: uma experiência numa escola pública de ensino médio. 2017. 60 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação trouxe mudanças significativas nas estratégias pedagógicas utilizadas em sala de aula, incentivando a implantação de metodologias ativas, abandonando o modelo expositivo em que os alunos absorvem a informação advinda do professor em um mesmo ritmo. A metodologia de Sala de Aula Invertida que utiliza as TDIC na sua composição possibilita ao educando estudar em seu ritmo e em seus horários, pois consiste na disponibilização de diferentes mídias digitais, como vídeos, textos, apresentações de slides, disponibilizadas pelo professor para o aluno estudar em casa e posteriormente de forma presencial, durante a aula aprofundar o conteúdo que estudou previamente. O presente trabalho por ser uma experiência planejada para ser pesquisa teve como objetivos discutir a aplicação da Metodologia de Sala de Aula Invertida em uma turma de ensino médio de uma escola pública de Fortaleza e questões inerentes à inserção das TDIC na educação, como também, avaliar a aplicação dessa metodologia tomando como base a narrativa presente nos diários de regência do estágio desenvolvido na turma A, do terceiro ano do Ensino Médio da EEFM Antônio Sales. Na realidade brasileira essa metodologia quando aplicada na série final da educação básica expõe outros problemas, como dificuldades de interpretação de texto e conceitos mal estruturados em séries anteriores. Ainda problemas estruturais como falta de computadores suficientes para que cada aluno trabalhe de maneira individualizada. A parte de criação do conteúdo na sala de aula invertida é bem importante, mas não é o ponto principal, principalmente quando esbarra no acesso à informação. A falta de acesso dos alunos ao conteúdo online, precisando ser disponibilizado de outras maneiras. Na inserção de metodologias ativas é preciso ter plasticidade de planejamento oferecer tanto o conteúdo de diferentes formas, mas também, atividade que gerem uma multiplicidade de situações comunicativas de inter-relação que possa ser orientas e utilizadas educativamente por parte dos professores. Os novos docentes têm que estar preparados para modificar as metodologias para se adequar a uma nova realidade, mas sem deixar de incentivar o desenvolvimento e o pensamento críticos dos estudantes inseridos na realidade da educação pública brasileira. |
Abstract: | The presence of digital information and communication technologies (DICT) in education has brought significant changes in the pedagogical strategies used in the classroom, encouraging the implementation of active methodologies, abandoning the expository model in which students absorb information from the teacher in one rhythm. The Flipped Classroom methodology that uses the DICT in its composition allows the student to study in own rhythm and in own schedules, because consists in the availability of different digital media, such as videos, texts, slide presentations, made available by the teacher to the student To study at home and later in person, during the class, to deepen the content that previously studied. The present work, being a planned experiment to be research, had as objectives to discuss the application of the Flipped Classroom methodology in a high school class of a public school in Fortaleza and issues inherent to the insertion of the TDIC in education, as well as to evaluate the application Of this methodology based on the narrative present in the regency diaries of the stage developed in class A, of the third year of the High School of EEFM Antônio Sales. In Brazilian reality this methodology, when applied in the final series of basic education, exposes other problems, such as difficulties in interpreting texts and concepts that are poorly structured in previous series. Still structural problems such as lack of enough computers for each student to work individually. To create of the content in the Flipped Classroom is very important, but it is not the main point, especially when it comes to accessing the information. The lack of access of the students to the online content, needing to be made available in other ways. In the insertion of active methodologies it is necessary to have a planning plasticity to offer both the content of different forms, but also, activity that generates a multiplicity of communicative situations of interrelationship that can be Oriented and used educationally by teachers. The new teachers must be prepared to modify the methodologies to adapt to a new reality, but without stopping to encourage the critical development and thinking of students inserted in the reality of Brazilian public education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61553 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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