Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6151
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lucas, Meize Regina de Lucena | - |
dc.contributor.author | Silva, Laércio Teodoro da | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-11T13:17:46Z | - |
dc.date.available | 2013-10-11T13:17:46Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laércio Teodoro da. Parahyba masculina feminina neutra: Cinema (in) direto, super 8, gênero e sexualidade (Paraíba, 1979-1986). 2012. 227f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6151 | - |
dc.description.abstract | The present study draws upon the Super 8 mm cinematographic production in the State of Paraíba, Brazil, from 1979 – year in which the documentary Gadanho, by Pedro Nunes and João de Lima, was released – to 1986. The study analyzes the cinematographic experiences from their dialogs with the Brazilian production in the 1960’s and 1970’s, taking also into account the local scenario, which found a field marked by traditions which can be traced back to the 1960’s, when the documentary Aruanda (1960), by Linduarte Noronha, was released and became a marker of how cinema should be thought and made. The focus is on movies which tackle gender representations and expressions of sexuality. The analysis considers their making of process and their representations of femininity and masculinity, which criticize stereotypes of woman and of Brazilian Northeastern man, mainly, man from the State of Paraíba. The films are committed to a visibility policy, aiming mainly at the deconstruction of the homosexual character, raising new issues on practices and on representations of sexuality. Targeting at comprehending the process of circulation of such films, the spaces where they were displayed, such as the Federal University of Paraíba, cineclubs and independent film festivals were questioned. As a consequence, the following aspects were problematized too: the diverse interpretations and the wars of representations, not only in the theme of the films, but in the Super 8 films themselves, and, the process of affirmation of this production as a cultural object in the film field. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Paraíba - 1979-1986 | pt_BR |
dc.subject | Filme cinematográfico | pt_BR |
dc.subject | Sexo no cinema | pt_BR |
dc.title | Parahyba masculina feminina neutra: Cinema (in) direto, super 8, gênero e sexualidade (Paraíba, 1979-1986) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente dissertação estuda a produção cinematográfica em Super 8 no estado da Paraíba, que se deu a partir de 1979 – ano de realização do documentário Gadanho, de Pedro Nunes e João de Lima – e estendeu-se até 1986. O estudo empreende a análise das experiências cinematográficas superoitistas no estado a partir de seus diálogos com a cinematografia brasileira dos anos 1960 e 1970, pensando também o próprio cenário paraibano. A produção superoitista na Paraíba encontrou um campo cinematográfico marcado por tradições que remontam à década de 1960 e que concebe o documentário Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, como fundante de uma forma de pensar e fazer cinema. Focar-se-á os filmes Super 8 que versam sobre as representações de gêneros e expressões da sexualidade. A análise apreende o processo de produção desses filmes e as representações acerca do feminino e do masculino, que empreenderam uma crítica aos estereótipos sobre a mulher e o homem nordestino, em especial, o paraibano. Nesse sentido, esses filmes empenharam-se numa política da visibilidade, tendo como mote principal a desconstrução da personagem homossexual, lançando novos questionamentos sobre as práticas e representações da sexualidade. Buscando compreender o processo de circulação dessas obras, problematizaremos os espaços percorridos por essa produção, como a Universidade Federal da Paraíba, os cineclubes e Mostras de Cinema Independente. Com efeito, problematizam-se as diversas leituras e as guerras de representações acerca das temáticas dos filmes e das próprias películas no formato Super 8 num processo de afirmação da produção enquanto objeto cultural dentro do campo cinematográfico. | pt_BR |
dc.title.en | Parahyba masculina feminina neutra: (in)direct cinema, super 8 films, gender and sexuality (1979-1986) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012-DIS-LTSILVA.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.