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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61498
Tipo: | Tese |
Título: | Intervenção educativa para o autocuidado com os pés de idosos com diabetes mellitus |
Autor(es): | Marques, Marilia Braga |
Orientador: | Silva, Maria Josefina da |
Palavras-chave: | Diabetes Mellitus;Pé Diabético;Enfermagem;Idoso |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | MARQUES, M. B. Intervenção educativa para o autocuidado com os pés de idosos com diabetes mellitus. 2015. 158 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61498. Acesso em: 26 out. 2021. |
Resumo: | O pé diabético é uma das complicações do Diabetes Mellitus (DM) e acomete de forma significativa a população idosa com DM, desta forma, desenvolver ações de prevenção e estímulo ao autocuidado com os pés é fundamental para prevenir tal complicação. Objetivou- se avaliar a eficácia de uma intervenção educativa para o autocuidado com os pés de idosos com DM. Estudo do tipo quase experimental, realizado com dois grupos: Grupo Experimental (GE) e no Grupo Controle (GC), com realização de pré-teste e pós-teste. O estudo foi realizado de março de 2014 a janeiro de 2015, na cidade de Fortaleza-CE, em duas unidades de atenção primária de saúde. A amostra foi composta por 150 idosos, 93 no GE e 57 no GC, porém concluíram todas as fases do estudo 103 idosos, sendo 53 do GE e 50 GC. Para a coleta de dados, utilizaram-se o Formulário Sociodemográfico e Clínico; a Ficha de Avaliação de Risco para o pé diabético, o Questionário para o Autocuidado em Diabetes (QAD), a Escala de Avaliação da Capacidade para o Autocuidado (ASA-A), o Questionário sobre o conhecimento e comportamento para cuidados essenciais com o pé. Para intervenção foram usados dois álbuns seriados, um sobre tratamento para DM e o Álbum “Vamos pegar no pé com amor e carinho”. Os aspectos éticos da resolução 466/12 foram respeitados em todas as fases do estudo. Os resultados mostraram que a média da idade foi de 68,71 (±6,10) anos, sendo 81,3% do sexo feminino, grau de escolaridade com média de 6,04 (±4,27) anos de estudos, 74% possuíam renda individual e familiar variando de 1 a 2 salários mínimos. A média do tempo de diagnóstico foi de 9,56 anos, 50,7% possuíam hipertensão, 93,3% faziam uso de antidiabético oral, 64% usavam insulina, 34,7% realizavam atividade física. Após a intervenção educativa no GE, houve aumento do autocuidado em diabetes relacionado à alimentação saudável, orientação alimentar e ao exame dos pés. Quanto ao conhecimento sobre o cuidado com os pés, apresentaram significância estatística o exame dos pés, com relação à utilização de cinta-liga, o que se deve usar para enxugar os pés, retirada de cutícula, horário adequado para comprar sapatos, o que se deve utilizar para esfregar os pés, tipo de meia indicada, sobre as características das meias, utilização de hidrantes nos pés e aspecto interno do sapato, no GC, nenhum aspecto houve significância estatística. No que diz respeito ao comportamento para cuidado com os pés, no GE, apresentou mudança comportamental sobre a lavagem e hidratação dos pés, aspecto interno do sapato, retirada da cutícula e exame dos pés, no GC, um número representativo de participantes passou a examinar os pés. Conclui-se que a intervenção educativa favoreceu o aumento do autocuidado com os pés dos idosos com DM em diversos aspectos avaliados após intervenção. Ressalta-se a importância do desenvolvimento de atividades grupais desenvolvidas pelos enfermeiros dirigidas aos idosos na atenção primária, considerando as particularidades desta faixa etária, principalmente voltadas para a prevenção de incapacidades e complicações relacionadas às doenças crônicas, em particular, o DM. |
Abstract: | The diabetic foot is one of the complications of Diabetes Mellitus (DM) and it significantly affects the elderly population with DM; thus developing actions for prevention and encouragement of self-care with the feet is essential to prevent such complication. The present study aimed at evaluating the effectiveness of an educational intervention for self-care with the feet of elderly people with DM. Quasi-experimental study carried out with two groups: experimental group (GE) and control group (GC), with conduction of pre-test and post-test. The study was developed from March 2014 to January 2015 in the city of Fortaleza, in two primary health care units. The sample consisted of 150 elderly, 93 in GE and 57 in CG, but 103 completed all phases of the study, 53 in GE and 50 in GC. To collect data, it was used the Sociodemographic and Clinical form; Risk Assessment Form for the diabetic foot, Diabetes Self-Care Activities Questionnaire (QAD), Appraisal of self-care agency scale” (ASA- A), the Questionnaire on knowledge and behavior for essential care foot. For intervention, it was used two flip charts, one on treatment for DM and another named “Vamos pegar no pé com amor e carinho”. The ethical aspects of the Resolution 466/12 were respected at all stages of the study. The results showed that the average age was 68.71 (± 6.10) years, 81.3% female, with an average education level of 6.04 (± 4.27) years of study, 74% had individual and family income ranging from 1 to 2 minimum wages. The average time of diagnosis was 9.56 years, 50.7% had hypertension, 93.3% were using oral anti-diabetic agent, 64% used insulin, 34.7% did physical activity. After the educational intervention in the GE, there was an increase of self-care in diabetes related to healthy eating, nutritional guidance and examination of the feet. Regarding knowledge about foot care, the following points showed statistical significance: examination of the feet, use of garter belt, what should be used to wipe the feet, cuticle removal, appropriate time to buy shoes, what should be used to rub the feet, kind of indicated socks, characteristics of the socks, use of moisturizing on the feet and internal aspect of the shoe. In the GC, no aspect had statistical significance. Regarding the behavior for foot care, the GE showed behavioral change on washing and moisturizing feet, internal aspect of the shoe, cuticle removal and examination of feet; in the GC, a representative number of participants went on to examine the feet. We conclude that educational intervention favored the increase of self-care with the feet of the elderly with DM in several aspects evaluated after the intervention. It is worth highlighting the importance of developing group activities performed by nurses directed to the elderly in primary care, considering the particularities of this age group, mainly aiming at preventing disabilities and complications related to chronic diseases, in particular, the DM. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61498 |
Aparece nas coleções: | DENF - Teses defendidas na UFC |
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