Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFurtado Filho, João Ernani-
dc.contributor.authorSilva, Bárbara Eliza Soares-
dc.date.accessioned2013-10-11T13:12:48Z-
dc.date.available2013-10-11T13:12:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara Eliza Soares. Uma história da educação: A invenção da instrução pública na província do Ceará (1858-1889). 2012. 137f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6148-
dc.description.abstractThis research takes as propose tell how the public instruction in the Province of Ceara was made. It will be analyzed documentation that was produced by ‘Instruçao Publica’, a public institution in the Provincial Govern responsible for the education at Ceara. This extensive documentation, that is present in the Public Archives of the State of Ceará, is made up of complaints against teachers who worked in public education during the period analyzed. The period of study in this research is bounded by the appearance of complaints against teachers, in 1858th, and the date of the results of the last complaint, in 1889th. We tried to make the conection between the Presidents Reports of the Province of Ceara, the laws created for the instruction in the Brazilian Empire and the Province, novels, short stories and poems related to the topic of education. The period studied is guided by the discussions about what and who should be taught; boundaries on relations within the school and which models would be used otherwise for the organization of education in the Province.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectElementary school teacherspt_BR
dc.subjectEnsino primário - Ceará - 1858-1889pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino primário - Ceará - 1858-1889pt_BR
dc.subjectDenúncia contra professores - Ceará - 1858-1889pt_BR
dc.subjectAmbiente escolar - Ceará - 1858-1889pt_BR
dc.titleUma história da educação: A invenção da instrução pública na província do Ceará (1858-1889)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo contar como foi sendo constituída a instrução pública na Província do Ceará. Será analisada documentação produzida pela Instrução Pública, órgão do Governo Provincial responsável pela educação na Província. Essa vasta documentação, presente no Arquivo Público do Estado do Ceará, é composta de queixas contra professores que atuavam no ensino público durante o período analisado. A marcação temporal será delimitada pelo aparecimento das queixas contra professores, em 1858, e do desfecho do processo iniciado a partir da última queixa, em 1889. Buscou-se dialogar com os Relatórios dos Presidentes de Província do Ceará; as leis criadas relativas à instrução no Império e na Província; romances, contos e poemas relacionados ao tema da educação. O período estudado é pautado pelas discussões sobre o que e para quem deveria ser ensinado, delimitações sobre as relações dentro do ambiente escolar em construção e estabelecimento dos modelos que seriam utilizados para a organização da instrução na Província.pt_BR
dc.title.enA history of education: The invention of public education in the province of Ceará (1858-1889)pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-BESSILVA.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.