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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBenegas, Maurício-
dc.contributor.authorVilela, Maria do Socorro Souza-
dc.date.accessioned2013-10-10T19:14:09Z-
dc.date.available2013-10-10T19:14:09Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationVILELA, Maria do Socorro Souza. Avaliação da eficiência técnica das escolas municipais de Fortaleza. 2009. 38f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6141-
dc.description.abstractThis study sought to determine the technical efficiency of public schools in Fortaleza, involving elementary school students from 6th to9th grade, using data from 2007. For this, it uses the methodology of Data Envelopment Analysis (DEA), whose models are suitable for measuring these types of schools because they allow the analysis to incorporate the interaction between the inputs and outputs, since it seeks results-oriented measure the technical efficiencies and inefficiencies of these schools. The study concluded that the end was found that 31 schools of sample used in 10 are efficient and that all schools can achieve maximum productivity observed regardless of its size.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEficiência Técnicapt_BR
dc.titleAvaliação da eficiência técnica das escolas municipais de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca avaliar a eficiência técnica das escolas municipais de Fortaleza, envolvendo alunos do ensino fundamental de 6ª a 9ª série, empregando dados de 2007. Para isso, utilizou-se da metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA), cujos modelos são adequados para esse tipo de avaliação, uma vez que possibilita incorporar na análise a interação entre os insumos e os produtos, para obter resultados voltados para mensurar as eficiências e ineficiências técnicas das escolas. Ao final, constatou-se que das 31 escolas utilizadas na amostra, dez estão sobre a fronteira de eficiência técnica. Em relação às escolas ineficientes (isto é, as que estão abaixo da fronteira de eficiente técnica relativa), foi elaborado enquanto as demais e que todas as escolas podem alcançar a produtividade máxima observada independentemente do seu porte.pt_BR
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