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Tipo: Artigo de Evento
Título: Previsão da vida à fadiga em vigas de pontes de aço sob carregamento cíclico de amplitude variável
Título em inglês: Fatigue life prediction on steel beam bridges under variable-amplitude loading
Autor(es): Montezuma, Marcos Fábio Veríssimo
Carvalho, Márcio Corrêa de
Deus, Ênio Pontes de
Palavras-chave: Pontes de aço;Propagação de trincas à fadiga;Carregamentos variáveis;Previsão de vida
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: https://www.abcm.org.br/anais/conem/2010
Citação: MONTEZUMA, Marcos Fábio Veríssimo; CARVALHO, Márcio Corrêa de; DEUS, Enio Pontes de. Previsão da vida à fadiga em vigas de pontes de aço sob carregamento cíclico de amplitude variável. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA,VIº., 18 a 21 ago. 2010, Campina Grande – PB. Anais[…], Campina Grande – PB., 2010.
Resumo: Pontes de aço normalmente estão sujeitas a carregamentos cíclicos de amplitude variável, com tipo e freqüência de tráfego ao acaso. Dessa forma, o aparecimento e a propagação de trincas nos elementos estruturais de uma ponte podem ser resultantes das flutuações de carregamentos. Após determinar a localização e a amplitude de uma falha existente, tem-se de imediato a preocupação com a previsão de propagação da mesma a fim de ter-se um tempo conveniente de reparo. Desta maneira, os conceitos de mecânica da fratura e fadiga são fundamentais para o correto entendimento do problema. Desenvolve-se um modelo computacional para a análise do crescimento de trincas utilizando-se os modelos do Valor Médio Quadrático e Ciclo-a-Ciclo. Nas simulações realizadas, observa-se a influência dos carregamentos de amplitudes variáveis sobre a previsão de vida da estrutura. Verifica-se também como a variação da amplitude de tensão influencia nos resultados de propagação das trincas. Foram consideradas como variáveis de entrada do programa, diferentes tamanhos iniciais de trincas e diferentes histórias de carregamentos. Dessa forma pôde-se avaliar a dispersão dos resultados de previsão de vida da estrutura com a variação dos diferentes parâmetros de entrada.
Abstract: Steel bridges are normally subjected to random loads with different traffic frequencies. In this way, steel bridges are structures of dynamic behavior and are subjected to fatigue failure process. Nucleation and growth of cracks maybe due to loading fluctuations. After to locate and to determine the amplitude of an existing flaw, it is important predicts crack propagation and the convenient time to repair. Therefore, fracture mechanics and fatigue concepts are essential to the right approach to the problem. At this work, the fatigue crack propagation on steel beam bridges, has been studied under different spectrum of variable-amplitude loading. To study the fatigue crack growth, it was developed a computational code, by using the root-mean-square and the cycle-by-cycle models. One observe the variable amplitude loading influence on the life structural prediction. Different loads histories and initial crack length were considered as input variables. Thus, it was evaluated the dispersion of results of the expected structural life choosing different initial parameters.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61413
ISSN: 2178-180X
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