Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLucas, Meize Regina de Lucena-
dc.contributor.authorLima, Francisco Gildemberg de-
dc.date.accessioned2013-10-10T17:23:57Z-
dc.date.available2013-10-10T17:23:57Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLIMA, Francisco Gildemberg de. Os cinemas católicos: Moral e decência na cidade de Fortaleza (1913 - 1930). 2012. 198f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6136-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectInstructionpt_BR
dc.subjectCinema - Aspectos morais e éticos - Fortaleza (CE) - 1913-1930pt_BR
dc.subjectCinema - Aspectos religiosos - Igreja Católica - Fortaleza (CE) - 1913-1930pt_BR
dc.subjectCinema - Aspectos sociais - Fortaleza (CE) - 1913-1930pt_BR
dc.subjectFortaleza (CE) - Usos e costumes - 1913-1930pt_BR
dc.titleOs cinemas católicos: Moral e decência na cidade de Fortaleza (1913 - 1930)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a Igreja Católica e o cinema em Fortaleza, desde suas primeiras manifestações de posicionamento em 1913 até o ano de 1930, onde grupos católicos ligados à imprensa construíram um discurso contra as salas de exibição de filmes, no qual as responsabilizava pela criação de hábitos considerados impróprios, sendo assimilados principalmente pelas mulheres, fazendo-as correr o risco de se desvirtuar de seu papel de mãe zelosa e esposa companheira e fiel. Com isso, grupos como o Círculo Operário São José e a Ordem dos Capuchinhos criam suas próprias salas de cinema no intuito de usar a mesma tecnologia na instrução correta da população segundo os princípios e códigos de conduta cristãos. Logo, passam a fazer parte da rede comercial os cines São José e Pio X, exibindo filmes considerados apropriados às famílias e criando normas de comportamento adequado para o público visando proteger sua moral.pt_BR
dc.title.enLes catholiques théâtres: moral et de décence à Fortaleza (1913-1930)pt_BR
dc.description.abstract-frCette recherche a eu comme objectif l’analise des rapports entre l’Église catholique et le cinéma à Fortaleza dès ses premiers manifestations en 1913 jusqu’à l’année 1930, où certains grupes catholique lié à la presse ont constitués un discours contre les salles d’exibitions, lesquelles etaient responsabilisée pour la creation des habitudes dont l’assimilation ont été considéré comme inapproprié, particulièrement pour les femmes au risque de les dévient de leur rôle de mère zélé et d’épouse fidèle. Certains grupes, comme le Cercle Ouvrier Sant Joseph et l’Ordre de Capucins, ont créés leurs propres salles d’exibitions au but de s’utiliser de la même technologie pour instruire correctement la population selon les principes et codes de conduite chrétiennes. Ces salles d’exibitions (comme les cinémas Santo Joseph et Pie X) ont faire partir du cercle commercial de cinéma de la ville et exposaient films considérés comme approprié pour les familles au but de crée des étalons de comportement appopriés pour les spectateurs afin de proteger leurs moral.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-FGLIMA.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.