Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61318
Tipo: Artigo de Evento
Título: Comportamento dielétrico, elétrico e estrutural das cerâmicas Mg4Nb2O9 para aplicações em circuitos de RF e microondas
Autor(es): Silva Filho, José Miranda da
Sales, Juscelino Chaves
Oliveira, Ronaldo Glauber Maia de
Freitas, Daniel Barros de
Rodrigues Junior, Cauby Amorim
Sancho, Emmanuelle de Oliveira
Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
Palavras-chave: Cerâmicas;Propriedades dielétricas;Microondas
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: https://www.abcm.org.br/anais/conem/2012
Citação: SILVA FILHO, José Miranda da; SALES, Juscelino Chaves; OLIVEIRA, Ronaldo Glauber Maia de; FREITAS, Daniel Barros de; RODRIGUES JÚNIOR, Cauby Amorim; SANCHO, Emmanuelle de Oliveira ; SOMBRA, Antônio Sergio Bezerra. Comportamento dielétrico, elétrico e estrutural das cerâmicas Mg4Nb2O9 para aplicações em circuitos de RF e microondas . In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, VIIº., 31 jul. a 03 ago. 2012, São Luiz, MA. Anais[…], São Luiz, MA. , 2012. Tema: “Engenharia em Destaque”.
Resumo: As amostras de Mg4X2O9 (X=Nb, Ta) foram preparadas pelo método de reação de estado solido. Com o objetivo de estudar as propriedades dielétricas para aplicações em dispositivos microondas através das adições de V2O5 e Bi2O3 em diferentes porcentagens. Seram analisados os impactos dessas adições visando à melhoria de parâmetros elétricos relevantes como constante dielétrica e fator de qualidade. As adições de B2O3 e V2O5 (0, 3, 5 e 10 % em peso) foram escolhidas com intuito de investigarmos as propriedades dielétricas das cerâmicas Mg4Nb2O9 para diferentes concentrações de impurezas na amostra pura. As estruturas atômicas e a busca pela fase única foram encontradas e estudadas através de Difratometria de Raios-X (DRX). O método utilizado para a obtenção da fase desejada foi realizada através do Refinamento de Rietveld que mostrou estrutura de ordem hexagonal do tipo corumdum como um possível candidato potencial para síntese de materiais dielétricos microondas de baixa perda e materiais para camada buffer para fabricação de dispositivos de memória ferroelétrica. Além dessas importantes utilizações ele tem mostrado ser um material importante em fotoluminescência auto ativada em temperatura ambiente e em ressoadores dielétricos (DR) incorporados em uma rede de serviço de microondas excitando o com linhas de transmissão micro fita.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61318
ISSN: 2178-180X
Aparece nas coleções:DETE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_jmdasilvafilho.pdf447,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.