Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61303
Tipo: TCC
Título: Comunicações na empresa
Autor(es): Aguiar, Francisco Napoleão Fernandes de
Orientador: Arruda, Luciano de Almeida
Palavras-chave: Comunicação empresarial;Comunicação nas organizções;Comunicação - Barreiras
Data do documento: 1989
Citação: AGUIAR, Francisco Napoleão Fernandes de. de. Comunicações na empresa. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1989.
Abstract: A Comunicação como um tópico de investigação e de origem bastante recente, não porque os antigos ignorassem a sua função crítica, mas porque "todo mundo conhecia a sua essência e tomava parte nela" (1). As pessoas acham que entendem de Comunicação simplesmente porque a praticam. Achamos que o termo Comunicação e óbvio demais quanto ao seu significado. Se alguém fala sobre um problema de Comunicação balançamos a cabeça como se estivéssemos entendendo tudo e não tivéssemos nenhuma dúvida. Somente após a segunda guerra mundial a literatura sobre gerência viu-se "inundada" de livros e artigos sobre Comunicação. O interesse pelo assunto começou a surgir a partir do momento em que o ser humano sentiu necessidade de explicar de algum modo tudo que experimenta com os seus semelhantes. Na década de 60, mais precisamente no início da mesma, surgiu um fenômeno denominado de "EXPLOSÃO DE COMUNICAÇÕES". Foi bastante comum a Imprensa de todo o mundo fazer referência a tal fenômeno. Esta expressão queria mostrar o crescimento acelerado na produção e emprego de meios eletrônicos de transmissão de informações, principalmente o rádio e a televisão. Atualmente, o tema Comunicação Humana ainda precisa ser bastante estudado. Na verdade de que trata exatamente um livro sobre Comunicações? A que estamos nos referindo quando escrevemos a palavra Comunicação? Se uma carta ou palestra ou ainda, uma caixa de sugestões são uma Comunicação, então o que é comunicar-se? O que é uma interrupção de Comunicação? O que e exatamente uma falha de Comunicação? Se estamos nos comunicando com um colega porque ele é mais receptivo à Comunicação do que outros? Estas são as indagações que procuraremos responder neste trabalho. (1) KOONTZ, Harold e O'DONNELL, Cyril - Fundamentos da Administração.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61303
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_tcc_fnfaguiar.pdf12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.