Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Nildo Loiola-
dc.contributor.authorBezerra, Diana Pereira-
dc.date.accessioned2021-10-15T17:50:44Z-
dc.date.available2021-10-15T17:50:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBEZERRA, Diana Pereira. Aula expositiva e seminários temáticos aplicados ao ensino de eletricidade: um estudo de caso . 2014. 37 f. Monografia (Especialização em Ensino de Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61250-
dc.description.abstractThe proposal presented in this work is the use of lectures and thematic seminars, a case study, as an educational tool in teaching electricity by producing seminars that encourage the student to do research and to expose content, the other, in a peculiar language using intelligences and abilities intrinsic to it, based on the theory of multiple intelligences Gardner. The research has qualitative and quantitative, with methodology using the lecture and thematic seminar, which data collection was originated by the application of socioeconomic questionnaire, educational questionnaire, pre-test and post-test. The post-test was administered after the development of the thematic seminar, as a way of learning recovery, both being required for the percentage of the class that did not reach grade equal to or higher than the average required by the school in completing the pre-test. The results we can verify the recovery of student learning activity underwent, relating the pre-test to post-test, showing the efficiency of the teaching method.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectSeminários (Estudo)pt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.titleAula expositiva e seminários temáticos aplicados ao ensino de eletricidade: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta apresentada neste trabalho é a utilização de aulas expositivas e seminários temáticos, um estudo de caso, como ferramenta educacional no ensino de eletricidade através da produção de seminários que estimulará o estudante a fazer pesquisas e expor o conteúdo, aos demais, em uma linguagem peculiar utilizando inteligências e habilidades intrínsecas a ele, fundamentadas na teoria das inteligências múltiplas de Gardner. A pesquisa tem natureza qualitativa e quantitativa, com metodologia usando a aula expositiva e o seminário temático, cuja coleta de dados originou-se pela aplicação de questionários socioeconômico e educacional, pré-teste e pós-teste. O pós-teste foi aplicado após o desenvolvimento do seminário temático, como forma de recuperação de aprendizagem, sendo os dois obrigatórios para o percentual da turma que não atingiu nota igual ou superior à média exigida pela escola na realização do pré-teste. Nos resultados obtidos foi possível verificar a recuperação da aprendizagem dos alunos submetidos à atividade, relacionando o pré-teste com o pós-teste, mostrando a eficiência do método de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:EEF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_dpbezerra.pdf609,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.