Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61240
Tipo: Resumo
Título: Interseção de saberes na construção de um roteiro guiado em um parque urbano da cidade de Fortaleza (Pro Parreão I: uma nova história em construção - código do PREX: FM00.2015.PJ.0244)
Autor(es): Sousa, Ruana Silva
Alencar, Carlos Henrique Morais de
Fontes, Dominik Garcia Araujo
Palavras-chave: Ecoturismo;Educação ambiental;Conservação da natureza
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUSA, Ruana Silva; ALENCAR, Carlos Henrique Morais de; FONTES, Dominik Garcia Araujo. Interseção de saberes na construção de um roteiro guiado em um parque urbano da cidade de Fortaleza (Pro Parreão I: uma nova história em construção - código do PREX: FM00.2015.PJ.0244). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Parque Parreão I é um das poucas áreas verdes existentes em Fortaleza. O projeto de extensão Pró-Parreão I (PPI) surgiu com o objetivo de conhecer e divulgar a biodiversidade deste local, de forma interdisciplinar, envolvendo a sociedade ativamente em sua preservação e valorização. O objetivo deste trabalho foi criar um roteiro ecológico de visitação para o PPI. Este roteiro foi desenvolvido a partir da flora e fauna local. A primeira parada será no ponto com a maior concentração da árvore Abricó de Macaco (Couropita guianensis), árvore de grande porte que chama bastante atenção por suas grandes e coloridas inflorescências que exalam um cheiro adocicado, semelhante ao de rosas. Seu fruto é semelhante a uma bala de canhão e sua abscisão faz um barulho característico. A segunda parada será em torno da concentração de Piroá (Pterygota brasiliensis), árvore de maior porte do Ceará, além de uma espécie remanescente da Mata Atlântica que está em processo de extinção. A terceira parada definida será ao redor de alguns Ipês-Amarelo (Abebuia alba), árvores nativas do Brasil que proporcionam um espetáculo com sua floração simbolizando o início da primavera. A quarta parada será ao redor do Pau-branco (Cordia oncocalyx), uma espécie nativa da Caatinga adaptada ao clima semiárido, que representa importante contribuição em projetos de arborização nos estados nordestinos. A caminhada será finalizada no coreto do Parque onde será discutida a importância do local para a cidade e sua diversidade, procurando fazer com que os participantes se engajem na problemática de conservação do lugar. É importante ressaltar que ao longo da rota serão apresentadas algumas aves que estiverem presentes no dia da caminhada (garças, socós, etc), indicando a relevância do Parque na manutenção da vida desses animais, dialogando com diversas áreas do conhecimento. Considera-se que a construção do roteiro guiado é uma importante ferramenta de conscientização para a conservação do Parque Parreão I.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61240
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rssousa.pdf46,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.