Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61203
Tipo: TCC
Título: Formação de educadores bilíngues para atuar na educação infantil: uma reflexão
Autor(es): Carneiro, Lívia Vera Bezerra
Orientador: Dieb, Messias Holanda
Palavras-chave: Pedagogo;Ensino Bilíngue;Educação Infantil;Educator;Bilingual Education;Early Childhood Education
Data do documento: 2021
Citação: CARNEIRO, Lívia Vera Bezerra. Formação de educadores bilíngues para atuar na educação infantil: uma reflexão. Orientador: Messias Holanda Dieb. 2021. 56f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva dos professores do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre a formação de profissionais pedagogos para atuarem na educação infantil de escolas bilíngues (português/inglês) particulares de Fortaleza – CE. Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados, como apoio teórico, os trabalhos de Harmers e Blanc (2000) para o entendimento do ensino bilíngue; de Fávaro (2009), a qual fundamenta as questões acerca da educação bilíngue infantil; e Ostetto (2008), sobre a formação de professores em educação infantil. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram professores dos departamentos de Estudos Especializados; Fundamentos da Educação; e Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação (FACED) da UFC. Ao todo, participaram seis professores. Os dados, após serem analisados, mostram que a formação do pedagogo bilíngue já é de conhecimento dos docentes, mas ainda é um projeto fora da realidade da FACED. Além disso, precisa de diretrizes a nível federal e estadual para, então, entrar em discussão sobre qual caminho trilhar, seja na formação inicial, continuada ou em serviço. Nesse sentido, podemos concluir que a formação do pedagogo bilíngue precisa trilhar caminhos mais próximos às demandas não apenas mercantilistas, mas também acadêmicas.
Abstract: The presente paper aims at assessing the training of pedagogical professionals to work in early childhood education in private bilingual (Portuguese / English) schools in Fortaleza - CE. To achieve our objective, the works of Harmers and Blanc (2000) for understanding bilingual education, by Fávaro (2009), which bases the questions about bilingual education for children and Ostetto (2008) on teacher training, were used as theoretical support. In early childhood education. Six teachers participated in this research, and they are professors from Specialized Studies departments, Fundamentals of Education, and Theory and Practice of Teaching. The data shows that the teachers already know the bilingual educator's training, but it is still a project out of FACED's reality. Federal guidelines are necessary, such as state-level, to enter into a discussion about which path to follow, whether in initial, continuing, or in-service training. In this sense, we can conclude that the bilingual educator's training needs to follow paths closer to the demands, not only mercantile but also academic.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61203
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_lvbcarneiro.pdf615,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.