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Tipo: TCC
Título: Projeto calçado inclusivo: ações e aprendizagens significativas durante a pandemia de COVID-19
Autor(es): Ribeiro, Maria Márcia do Vale
Orientador: Miranda, Maria do Socorro de Araújo
Palavras-chave: Design;Inclusão;Formação
Data do documento: 2021
Citação: RIBEIRO, Maria Márcia do Vale. Projeto calçado inclusivo: ações e aprendizagens significativas durante a pandemia de COVID-19. 2021. 20 f. TCC (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Este artigo apresenta resultados do Projeto de extensão Design Inclusivo - Desenvolvimento de calçados para pessoas atingidas pela hanseníase e/ou Pessoas com deficiência, do Centro de Convivência Antônio Diogo em Redenção-Ce, durante a pandemia do COVID-19, como forma de dar continuidade às suas ações. O referido projeto é coordenado por professoras do Curso de Design-Moda, do Instituto de Cultura e Arte, da Universidade Federal do Ceará. O objetivo do trabalho consiste em apresentar ações desenvolvidas nos anos de 2020 e 2021 e tem por objeto verificar o valor, a importância e as aprendizagens dos participantes no processo de inclusão por meio do calçado. As ações consistem na Oficina de palmilhas no CCAD e a I Jornada do Conhecimento sobre calçado Inclusivo que ocorreu de modo virtual, com oito encontros e a participação de 126 pessoas inscritas. A metodologia inclui estudo bibliográfico, documental e descritivo, além de relato de experiência, sendo a pesquisa de cunho quali- quantitativo. Para a coleta de dados foi usada a ferramenta Google forms. Os registros das atividades desenvolvidas no CCAD e na I Jornada, bem como as análises dos dados obtidos apontam alguns resultados. Dentre eles, que as estratégias de repasse do conhecimento no CCAD tiveram importância significativa visto que, devido à pandemia, as bolsistas não tiveram formação por meio das palestras e workshops, que houve no início do projeto. A Jornada para os participantes bem como para os organizadores, teve grande relevância por complementar conhecimentos com as aprendizagens obtidas, pois ampliou o entendimento em temáticas sobre saúde X design antes desconhecidas e alargou possibilidades nos processos de desenvolvimento de ações mais inclusivas e criativas que serão desenvolvidas posteriormente no projeto de extensão, como também nas ações pessoais e profissionais daqueles que participaram deste evento.
Abstract: This article presents the results of the Inclusive Design extension Project - Development of shoes for people affected by leprosy and/or people with disabilities, from the Antônio Diogo Community Center in Redenção-Ce, during the COVID-19 pandemic, as a way to continue your actions. This project is coordinated by professors from the Design-Fashion Course, at the Institute of Culture and Art, at the Federal University of Ceará. The objective of the work is to present actions developed in the years 2020 and 2021 and aims to verify the value, importance and learning of participants in the inclusion process through footwear. The actions consist of the Insoles Workshop at CCAD and the 1st Knowledge Journey on Inclusive Footwear, which took place virtually, with eight meetings and the participation of 126 people enrolled. The methodology includes a bibliographic, documentary and descriptive study, as well as an experience report, being the research of a quali-quantitative nature. For data collection, the Google forms tool was used. The records of the activities developed at CCAD and at the 1st Journey, as well as the analysis of the data obtained, point to some results. Among them, the knowledge transfer strategies at CCAD had significant importance since, due to the pandemic, the scholarship holders were not trained through lectures and workshops, which took place at the beginning of the project. The Journey for the participants as well as for the organizers, had great relevance for complementing knowledge with the learning gained, as it expanded the understanding of previously unknown health X design themes and expanded possibilities in the development processes of more inclusive and creative actions that will be developed later in the extension project, as well as in the personal and professional actions of those who participated in this event.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61190
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