Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, María Emilia Landaeta | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-13T14:39:37Z | - |
dc.date.available | 2021-10-13T14:39:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, María Emilia Landaeta. Chronotopes in Los Pequeños Seres of Salvador Garmendia. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 220-240, jul./set. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-2817 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61134 | - |
dc.description.abstract | This article is a study on the literary work Los Pequeños Seres (1959), by the Venezuelan writer Salvador Garmendia. The author's work emphasizes the being in crisis, the inhabitant of the complex city and the urban aspect of the city. Based on this, we seek to reflect the representation of space and time (past and present) in the referred work, through the concept of Chronotope by Mikhail Bakhtin. As a result, there is the relationship between the social and individual conflicts of Mateo Martán, protagonist of the work, presented esthetically through flows of consciousness and self-reflexivity enhanced by the relationship between time-space and the little human being. Through the theories of authors and philosophers such as Mikhail Bakhtin, Gaston Bachelard, Georg Lukács etc., we will seek to analyze the relationship of the city with the citizens and the spaces inhabited since childhood, in order to better understand the personality and performance of Mateo Martán in the narrative of Salvador Garmendia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cronotopo | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Ser | pt_BR |
dc.subject | Los Pequeños Seres | pt_BR |
dc.subject | Salvador Garmendia | pt_BR |
dc.title | Cronotopos em Los Pequeños Seres, de Salvador Garmendia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo é um estudo realizado sobre a obra literária Los Pequeños Seres (1959), do escritor venezuelano Salvador Garmendia. O texto do autor enfatiza o ser em crise, o habitante da cidade complexa e o aspecto urbano da cidade. A partir disso, busca-se refletir a representação do espaço e do tempo (passado e presente) na referida obra, por meio do conceito de Cronotopo de Mikhail Bakhtin. Como resultado, têm-se a relação entre os conflitos sociais e individuais de Mateo Martán, protagonista da obra, apresentados esteticamente através de fluxos de consciência e autorreflexividade potencializada pela relação entre o tempo-espaço e o pequeño ser. Através das teorias de autores e filósofos como Mikhail Bakhtin, Gaston Bachelard, Georg Lukács etc., analisar-se-á a relação da cidade com os cidadãos e os espaços habitados desde a infância, com o intuito de compreender melhor a personalidade e atuação de Mateo Martán na narrativa de Salvador Garmendia. | pt_BR |
dc.title.en | Chronotopes in Los Pequeños Seres of Salvador Garmendia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_melsilva.pdf | 991,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.