Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61093
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Rebeca de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Janequeli Simão | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Márcio Almeida | - |
dc.contributor.author | Vinhote, Juliana Freire Chagas | - |
dc.contributor.author | Lima, Lidiane Andréa Oliveira | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Simony Lira do | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T18:32:06Z | - |
dc.date.available | 2021-10-08T18:32:06Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Rebeca de Oliveira; NASCIMENTO, Janequeli Simão; BEZERRA, Márcio Almeida; VINHOTE, Juliana Freire Chagas; LIMA, Lidiane Andréa Oliveira; NASCIMENTO, Simony Lira do. A participação discente no processo editorial da Revista Fisioterapia e Saúde Funcional: relato de experiência (Revista Fisioterapia e Saúde Funcional, QA74.2010.PP1291). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61093 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia - Periódicos | pt_BR |
dc.subject | Periódicos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Comunicação na ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.title | A participação discente no processo editorial da Revista Fisioterapia e Saúde Funcional: relato de experiência (Revista Fisioterapia e Saúde Funcional, QA74.2010.PP1291) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Introdução: O desafio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Nesta perspectiva o contato precoce do acadêmico com a pesquisa científica é uma estratégia valiosa para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como estimular e iniciar a formação para a pesquisa. Diante disso, a Revista “Fisioterapia & Saúde Funcional” é uma iniciativa dos docentes do Curso de Fisioterapia da UFC de um periódico eletrônico como projeto de extensão para divulgar pesquisas na área de Fisioterapia e/ou Saúde Funcional. Objetivo: Relatar a experiência e as vantagens resultantes da inserção de um extensionista no corpo editorial de uma revista científica. Metodologia: A revista surgiu como uma proposta de periódico eletrônico em 2011, de acesso livre, entretanto a inserção de um bolsista ocorreu no ano corrente. A prática extensionista atribui ao bolsista participar do processo de avaliação e acompanhamento de submissão dos artigos na revista; formatação e edição de texto, gráficos, figuras e tabelas; suporte técnico aos usuários; divulgação da revista, entre outras atividades. Resultados: A inclusão do bolsista ao projeto de extensão resultou no aumento da velocidade do processo de avaliação inicial segundo as normas da revista e de divulgação a partir das redes sociais. Tais vantagens são constatadas na análise da evolução estatística de submissão de artigos (2011: 8; 2012: 37; 2013: 59; 2014: 78; 2015: 52; 2016: 189), e de cadastros na revista (2015: +149 usuários¬ +132 leitores; 2016: +240 usuários +216 leitores). Conclusão: A criação de uma revista eletrônica oferece à comunidade cientifica um meio de comunicação com baixos custos, além de mecanismos eletrônicos que aceleram o processo de submissão, avaliação e publicação, facilitando a rápida circulação do conhecimento cientifico. Além disso um corpo editorial composto por docentes e discentes aproxima ainda mais o âmbito acadêmico da pesquisa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rorocha.pdf | 47,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.