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dc.contributor.advisorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorBotelho, Jaciara Lemos-
dc.date.accessioned2013-10-10T13:58:06Z-
dc.date.available2013-10-10T13:58:06Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationBotelho, J. L.; Leurquin, E. V. L. F. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6106-
dc.descriptionBOTELHO, Jaciara Lemos. A organização textual de relatórios de estágio escritos por professores de Língua Portuguesa em formação inicial. 2009, 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectRelatórios de Estágiopt_BR
dc.subjectProdução Escritapt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectRelatórios–Redaçãopt_BR
dc.subjectProgramas de Estágios - Curso de Letras da UFMApt_BR
dc.subjectFormação de Professores – Maranhãopt_BR
dc.subjectProdução de Textos Pelo Alunopt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa– Correção de Textospt_BR
dc.subjectElaboração de Relatóriospt_BR
dc.subjectProfesseurs en Formationpt_BR
dc.subjectRapports de Stagept_BR
dc.subjectProduction Écritept_BR
dc.titleA organização textual de relatórios de estágio escritos por professores de Língua Portuguesa em formação inicialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnalisamos relatórios de estágio, escritos por professores de Língua Portuguesa em formação inicial, para investigar a organização textual desse gênero acadêmico. Para isso, procedemos à análise da organização do contexto de produção, da estrutura composicional e do conteúdo informacional (organização tópica) dos relatórios de estágio. Tal procedimento nos permitiu refletir sobre a questão da competência textual escrita do professor em formação. Ancoramonos em teorias da Linguística Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo, considerando os estudos de Lakatos e Marconi (2003), no que diz respeito à estrutura composicional do gênero relatório; de Leurquin (2008) para tratar do conceito de relatório de estágio; de Bronckart (2007) para as questões relacionadas à situação de produção e de Jubran et al. (1992) para tratar da organização tópica. Selecionamos amostras de relatórios dos alunos do Curso de Letras da UFMA, inscritos na disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa, referentes aos semestres 2007.2 e 2008.1, escolhidas aleatoriamente, correspondendo a 17 relatórios. A diversidade dos semestres serviu para mostrar que o problema de escrita detectado nos relatórios selecionados não é supremacia de apenas um período, mas de qualquer um. Os resultados finais mostraram que, embora tenham passado por toda uma formação ao longo de quatro anos no Curso de Letras, professores de Língua Portuguesa em formação demonstram problemas de competência textual escrita na produção e organização do gênero acadêmico relatório de estágio, tanto no aspecto discursivo (contexto de produção) e composicional (estrutura do gênero) quanto em relação à organização tópica (distribuição do conteúdo informacional), com possíveis prejuízos, para o interlocutor, em relação ao sentido do textopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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