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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Leandro Lopes-
dc.contributor.authorSilva, Cássia da-
dc.contributor.authorLima, Cícera Janaína Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-10-07T13:49:29Z-
dc.date.available2021-10-07T13:49:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOARES, Leandro Lopes; SILVA, Cássia da; LIMA, Cícera Janaína Rodrigues. Em apenas três minutos: o slam e literatura afrofeminina na performance de Gabz. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 97-108, jul./set. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60988-
dc.description.abstractThis text discusses about an artistic performance made by the singer, actress and slammer Gabz at the final of Slam Grito Filmes in 2017.Since Slam is an artistic-literary practice that has been gaining notoriety nowadays, which democratically enables female writing to be heard and commented and, it works as a space for disseminate afro-feminist literature. Therefore, we aim to discuss the Gabziam poem-slam to understand what it tell us about the condition of woman, specifically black woman over time until the present Brazilian social situation. For this reflection, authors like Santiago (2012); Pereira and Esposito (2019); Neves (2017) are between the consulted. We emphasize, briefly, that the text discussed is constructed by a word-poetry made by those who are tired of being silenced and whose the shout is resistance by itself. It is this resistance that we try to capture here, dispersed in Gabz’s poetic verses. Let’s hear the shout.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Afro-femininapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectSlampt_BR
dc.subjectGabzpt_BR
dc.titleEm apenas três minutos: o slam e literatura afrofeminina na performance de Gabzpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente texto discorre sobre uma performance artística feita pela cantora, atriz e slammer Gabz na final do Slam Grito Filmes em 2017. Sendo o slam uma prática artísticoliterária que vem ganhando considerável destaque atualmente, este possibilita democraticamente que a escrita feminina seja ouvida e comentada e funciona como um espaço de divulgação da literatura afrofeminina. Diante disso, objetivamos discutir o poema-slam gabziano para entender o que ele nos diz sobre a condição da mulher, especificamente da mulher negra, ao longo do tempo até a atual conjuntura social brasileira. Para essa reflexão, autores como Santiago (2012); Pereira e Esposito, (2019); Neves (2017) estão entre os consultados. Destacamos, de forma sumária, que o texto discutido é construído por uma palavra-poesia feita por quem cansou de ser silenciada e cujo grito é a própria resistência. É essa resistência que tentamos captar aqui, dispersada nos versos poéticos de Gabz. Ouçamos o grito.pt_BR
dc.title.enIn just three minutes: the slam and afro-feminist literature in Gabz’s performancept_BR
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