Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Severiano dos-
dc.contributor.authorMalta, Carla Carolina da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-07T13:09:41Z-
dc.date.available2021-10-07T13:09:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Rodrigo Severiano dos; MALTA, Carla Carolina da Silva. Leitura em foco: olhares sobre os caminhos do leitor literário. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 33-53, jul./set. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60984-
dc.description.abstractIn this article we aim to discuss aspects related to the scenario in which the reader and reading are inserted and raise some questions that configure views on how these two categories underlie the formation of the literary reader. To achieve this purpose, we conducted a literature review, seeking to explain and understand some cultural-historical movements that dealt with research on reading and the reader from the view and postulates of Cultural History and Literature Theory, as well as conducted documentary investigation in the research Retratos da Leitura no Brasil (2019-2020), comparing it with postulates what the new Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recommends about the forms of contact with reading and the idea developed by Antonio Candido (1995) of literature as an inalienable right. Thus, we conclude that the strategies that make up the formation of the reader go beyond numbers and that literature and art in general function as artifacts in defense of citizenship.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleLeitura em foco: olhares sobre os caminhos do leitor literáriopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivamos neste artigo discutir aspectos referentes ao cenário no qual estão inseridos leitor e leitura e levantar algumas questões que configuram olhares sobre como essas duas categorias subjazem a formação do leitor literário. Para alcançar tal propósito, fizemos revisão bibliográfica, buscando explanar e compreender alguns movimentos histórico-culturais que se ocuparam da pesquisa sobre a leitura e o leitor a partir da visão e dos postulados da História Cultural e da Teoria da Literatura, bem como realizamos investigação documental na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2019-2020), confrontando-a com o que preconiza a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a respeito das formas de contato com a leitura e com a ideia desenvolvida por Antonio Candido (1995) da literatura como um direito inalienável. Assim, concluímos que as estratégias que perfazem a formação do leitor vão além dos números e que a literatura e a arte de maneira geral funcionam como artefatos em defesa da cidadania.pt_BR
dc.title.enReading in focus: looks at the ways of the literary readerpt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_rssantos_ccsmalta.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.