Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60949
Type: | TCC |
Title: | FV Vaqueirama: desenvolvimento de uma typeface para a valorização da cultura das vaquejadas |
Authors: | Sousa, Felipe Venceslau de |
Advisor: | Faria, José Neto de |
Keywords: | Prática tipográfica;Vaquejadas |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SOUSA, Felipe Venceslau de. FV Vaqueirama: desenvolvimento de uma typeface para a valorização da cultura das vaquejadas. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A cultura das vaquejadas, de um modo geral, faz uso da tipografia de diversas formas, seja em ferramentas e acessórios, em locais de prática ou até mesmo de modo digital, pois a vida do vaqueiro em tempos de pandemia da Covid-19 teve de se adaptar a nova forma de trabalho e divulgação. Em consequência disso, os designers que trabalham produzindo material para esse público acabam utilizando fontes que possuem outros valores, como por exemplo o faroeste, rodeio, cultura country, e que não funcionam e não se expressam da mesma forma que na vaquejada, por possuir um conceito diferente. Por tanto, este trabalho visa desenvolver uma typeface que possa tanto auxiliar como valorizar as vaquejadas, e que possua os valores e características deste movimento nordestino. Realiza-se um estudo aprofundado sobre a vaquejada do Brasil e sobre os princípios da tipografia, para que seja produzido esboços manuais que em seguida são digitalizados, com isso consegue-se realizar ajustes na pós produção, junto a escolha de uma plataforma de distribuição e comercialização, para obter um alcance significativo, propagando a fonte em um meio não-convencional de vaqueiros e pessoas que apreciam este esporte nordestino. Utiliza-se técnicas, métodos e dicas de designers de tipo como Leonardo Buggy, Cristóbal Henestrosa, Jost Hochuli, entre outros grandes nomes, para conseguir um resultado coerente e preciso. Como resultado, é apresentado a fonte e todos seus caracteres, além de cartazes em que typeface é apresentada e utilizada como fonte principal. |
Abstract: | The vaquejada's culture in general makes use of typography in different ways, whether in tools and accessories, in practice places or even digitally, as the vaqueiro's life in times of Covid-19 pandemic had to adapt to the new way of working and advertising. As a result, the designers who work producing material for this audience end up using typefaces that have other values, such as westerns, rodeo, country culture, and that don't work and don't express themselves in the same way as in vaquejada, because they have a different concept. Therefore, this work aims to develop a typeface that can both help and enhance the vaquejadas, and that has the values and characteristics of this brazilian northeastern tradition. An in-depth study is carried out on the vaquejada in Brazil and on the principles of typography, so that manual sketches are produced and then digitized, with this it is possible to make adjustments in post production, along with the choices about marketing and distribution platforms, to obtain a significant reach, advertising the typeface in an unconventional way to vaqueiros and people who enjoy this brazilian northeastern sport. Techniques, methods and tips from top designers like Leonardo Buggy, Cristóbal Henestrosa, Jost Hochuli, among other great names, are used to achieve a coherent and precise result. As a result, the typeface and all its characters are presented, as well as posters in which the typeface is presented and used as the main font. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60949 |
Appears in Collections: | DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_fvdesousa.pdf | 33,95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.