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dc.contributor.advisorPitombeira, Suzete Suzana Rocha-
dc.contributor.authorFerreira, Tatiane Monte-
dc.date.accessioned2021-10-06T13:08:09Z-
dc.date.available2021-10-06T13:08:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFERREIRA, Tatiane Monte. Estudo da satisfação e da motivação dos colaboradores no terceiro setor. 2020. 77 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60947-
dc.description.abstractWith the objective of knowing the satisfaction and motivation factors in the employees of a philanthropic organization, the present research brings a study that shows how the studied organization offers what is necessary to supply the needs and to motivate the employees. For this, an empirical theoretical study on the Third Sector was carried out, a descriptive research with a mixed approach, using a participatory observation in the work environment. Thus, four motivational theories were approached as a basis for the research: the Hierarchy of Needs Theory; theories X and Y; the Two Factor Theory. Thus, the questionnaire by the author Siqueira (2008) on job satisfaction was applied, which was divided into two parts, hygienic factors and motivational factors. In addition, an observational survey was carried out in the work environment to identify the motivation of employees in the organization, based on the Hierarchy of Needs Theory and Theories X and Y. The result of the quantitative research was that most employees are within the context of satisfaction; and the qualitative research was that, although employees are motivated by many aspects of the organization, there may be an insecurity in terms of permanence at work, and a lack of motivation on the part of some employees regarding the self-realization factor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectTerceiro Setorpt_BR
dc.titleEstudo da satisfação e da motivação dos colaboradores no terceiro setorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o objetivo de conhecer os fatores de satisfação e de motivação nos colaboradores de uma organização filantrópica, a presente pesquisa traz um estudo que mostra como a organização estudada oferece o que é necessário para suprir as necessidades e para motivar os colaboradores. Para isso, realizou-se um estudo teórico empírico sobre o Terceiro Setor, uma pesquisa descritiva com abordagem mista, valendo-se de uma observação participativa no ambiente de trabalho. Assim, foram abordadas quatro teorias motivacionais como base para a pesquisa: a Teoria da Hierarquia das Necessidades; as Teorias X e Y; a Teoria de Dois Fatores. Dessa forma, aplicou-se o questionário da autora Siqueira (2008) sobre a satisfação no trabalho o qual foi dividido em duas partes, fatores higiênicos e fatores motivacionais. Além disso, realizou-se uma pesquisa observacional no ambiente de trabalho para identificar a motivação dos colaboradores na organização, tomando por base a Teoria da Hierarquia das Necessidades e as Teorias X e Y. O resultado da pesquisa quantitativa foi que a maioria dos colaboradores está dentro do contexto da satisfação; e da pesquisa qualitativa foi que, apesar dos colaboradores estarem motivados por muitos aspectos da organização, pode estar existindo uma insegurança no quesito da permanência no trabalho, e uma desmotivação por parte de alguns colaboradores com relação ao fator de autorrealização.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
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