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Tipo: TCC
Título: Análise do processo de vendas utilizando a ferramenta gerencial Win-loss
Autor(es): Santos, João Victor Miranda dos
Orientador: Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Palavras-chave: Inteligência de mercado;Win-loss;Vendas complexas;Plano de saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, João Victor Miranda dos. Análise do processo de vendas utilizando a ferramenta gerencial Win-loss. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A necessidade de informação nas grandes empresas trouxe destaque para a inteligência de mercado, uma área do marketing que é responsável por coletar, tratar, analisar e fornecer informações para direcionar as estratégias e tomadas de decisões de uma organização. Este estudo tem como objetivo entender como a análise win-loss, uma entre as diversas ferramentas da inteligência de mercado, pode ser utilizada para aperfeiçoar um processo de vendas pessoal complexo. Utilizou-se a metodologia, que é composta por dois questionários, um direcionado ao público que fechou negócio e outro ao público que não fechou negócio, para identificar as variáveis positivas e negativas envolvidas no processo de vendas que será objeto deste estudo. Quanto à metodologia, este trabalho tem sua natureza de pesquisa considerada aplicada, já sua abordagem é considerada qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos ela é considerada uma pesquisa descritiva. A aplicação dos questionários da análise win-loss foi realizada por meio de questionário eletrônico, aplicado por uma equipe de pesquisadores especializada e que entrevistou 207 pessoas que fecharam negócio e 194 pessoas que não fecharam negócio por meio do processo de vendas em questão. No que diz respeito aos resultados foram identificadas como variáveis positivas a credibilidade da marca e a qualidade do atendimento do vendedor. Já como variáveis negativas foram identificadas o preço, a falta de contato ou retorno do vendedor e a falta de clareza nas informações repassadas. Dessa maneira, a organização conseguiu identificar quais pontos são necessários fortalecer e quais pontos devem ser eliminados para aperfeiçoar o processo de vendas complexo e aumentar o sucesso das vendas.
Abstract: The need for information in large companies has brought prominence to market intelligence, a marketing area that is responsible for collecting, treating, analyzing and providing information to drive an organization's strategies and decision-making. This study aims to understand how win/loss analysis, one of many tools of market intelligence, can be used to improve a complex personal sales process. The methodology used consists of two questionnaires, one directed to the people that closed a deal and another to people that did not close a deal, to identify positive and negative variables involved in the sales process that will be the subject of this study. As far as the methodology is concerned, this piece has its research nature considered pure and its approach considered qualitative and quantitative. As to the objective, it is considered descriptive research. The questionnaire application of the win/loss analysis was performed by means of an electronic questionnaire, applied by a team of specialized researchers that interviewed 207 people that closed a deal and 194 people that didn’t, through the sales process in question. Regarding the results, the credibility of the brand and the quality of the seller's service were identified as positive variables. The price, the lack of contact or seller’s feedback and lack of clarity in the information passed on were identified as negative variables. In this way, the organization managed to identify the topics that needed to be strengthened and eliminated to improve the complex sales process and increase sales success.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60898
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