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dc.contributor.authorMaceno, Talvanes Eugênio-
dc.contributor.authorSilva, Luiz Felipe Barros-
dc.date.accessioned2021-10-05T14:41:39Z-
dc.date.available2021-10-05T14:41:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMACENO, Talvanes Eugênio; SILVA, Luiz Felipe Barros. Escola, epidemias virais e o sistema do capital. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n.13 p.136-152, maio 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60890-
dc.description.abstractThis article analyses the relation between viral epidemics under capitalism, especially the current coronavirus pandemic, and school education. In order to do that, we have researched into the genesis of viral pandemics and highlighted how they are a direct result of the reproductive logic of capital. We have pointed out that they could have been avoided, as the risks of their occurrences have been known for a long time. We have also looked into the social function of education and the school in the reproduction of the capitalist society, showing how the school composes a fundamental part of the capitalism’s social reproduction, while also playing an important role as an market explotation’s area. We demonstrate that the current pandemic does not substantially change the social function that the school performs under the capital, nor the marketing character that it has. In conclusion, because of the nature of the capital, others epidemiological crises are going to be socially produced, answering the capital’s reproductive needs, and the school is going to continue working, even if it means serious health risks.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemia Viralpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSistema do capitalpt_BR
dc.titleEscola, epidemias virais e o sistema do capitalpt_BR
dc.title.alternativeEscuela, epidemias virales y el sistema del capitalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo analisa a relação entre as epidemias virais sob o capitalismo, especialmente a atual pandemia de coronavírus, e a educação escolar. Para isso, investigamos a gênese das pandemias virais e evidenciamos como elas constituem uma decorrência direta da lógica reprodutiva do capital. Apontamos que elas poderiam ser evitadas, pois os riscos de suas ocorrências já são há muito tempo conhecidos. Também nos debruçamos sobre a função social da educação e da escola na reprodução da sociedade do capital, mostrando como a escola constitui uma esfera fundamental da reprodução social do capitalismo, ao tempo que também exerce um papel importante como área de exploração mercadológica. Demonstramos que a atual pandemia não altera, de forma substancial, a função social que a escola realiza sob o capital, e tampouco o caráter mercadológico que ela possui. Concluímos que, dada a natureza do capital, outras crises epidemiológicas serão socialmente produzidas e que, ante as necessidades reprodutivas do capital, a escola continuará em atividade, ainda que isso implique graves riscos à saúde.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente artículo analiza la relación entre las pandemias virales en el capitalismo (especialmente la actual pandemia del coronavirus SARCov-2) y la educación escolar. Para este fin, investigamos la génesis de las pandemias virales y evidenciamos cómo estas constituyen una derivación directa de la lógica reproductiva del capital. Señalamos que las pandemias podrían ser evitadas, pues hace mucho tiempo se conocen los riesgos que las originan. También nos detenemos sobre la función social de la educación y de la escuela en la reproducción de la sociedad del capital mostrando que la escuela constituye una esfera fundamental de la reproducción social del capitalismo, al mismo tiempo que ejerce un papel importante como área de explotación mercadológica. Demostramos que la actual pandemia no altera, de manera sustancial, la función social que la escuela realiza bajo el capital y tampoco el carácter mercadológico que la misma posee. Concluimos que dada la naturaleza del capital, otras crisis epidemiológicas serán socialmente producidas y que frente a las necesidades reproductivas del capital, la escuela continuará en actividad aunque esto conlleve grandes riesgos para la salud.pt_BR
dc.title.enSchool, viral epidemics amd the the capital systempt_BR
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