Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Antonio Paulo de Hollanda-
dc.contributor.authorAlencar, Cely Martins Santos de-
dc.contributor.authorCastro, Helano de Sousa-
dc.contributor.authorHiluy Filho, João José-
dc.contributor.authorFernandes, Carlos Estevão Rolim-
dc.date.accessioned2021-10-05T13:08:43Z-
dc.date.available2021-10-05T13:08:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda; ALENCAR, Cely Martins Santos de; CASTRO, Helano de Sousa ; HILUY FILHO, João José; FERNANDES, Carlos Estêvão Rolim. A integração acadêmica e tecnológica na formação do engenheiro do Centro de Tecnologia da UFC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLV., 26 a 26 set. 2017, Joinvile-SC. Anais […], Joinvile-SC., 2017. Tema: Inovação no Ensino/ Apendizagem em Engenharia.”pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60869-
dc.description.abstractIn the last century Science and Technology have made such a progress that the level of specialization in engineering has resulted in the creation of many new areas in engineering, as well as different kinds of new engineering degrees. On the other hand that progress has also introduced a higher level of complexity in engineering projects, so that the 21st century engineer has a much greater challenge ahead. Those challenges have been approached by using teaching and learning methodologies but they are usually applied to a specific engineering course. In Brazilian universities, it is usual the engineering graduation courses rely on engineering departments to provide the courses which are part of it. The problem is that many times those departments are not in tune with each other, and their didactic and pedagogical actions are not in tune either. As a consequence, the graduation courses have difficulty to implement the methodologies that may deal with the questions aforementioned. In this paper is discussed the creation of the Department of Academic and Technological Integration (DIATEC), at the Technology Center of Universidade Federal do Ceará, which has the mission to coordinating not only the task of knowledge connection, but also the didactic and pedagogic actions among the engineering departments.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectIntegração acadêmica e tecnológicapt_BR
dc.subjectCompetências profissionaispt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleA integração acadêmica e tecnológica na formação do Engenheiro do Centro de Tecnologia da UFCpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA responsabilidade das Universidades com a formação de Engenheiros intensificase a cada dia frente aos constantes desafios como os avanços tecnológicos, o novo perfil dos ingressantes e as necessidades crescentes de uma sociedade complexa e um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Essa formação vem sendo bastante discutida, relatada em artigos, congressos, seminários por profissionais da área preocupados com a qualidade dos cursos, na busca de adequação dos projetos políticos pedagógicos às novas demandas da sociedade. Neste sentido, este artigo trata das mudanças ocorridas nos últimos anos no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará e a criação do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica - DIATEC. São analisadas iniciativas no sentido de promover a formação de profissionais mais condizentes com a realidade atual, através de análise exploratória, qualitativa além de dados quantitativos com estudo efetivo de caso.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_apdehcavalcanete.pdf470,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.