Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Amurabi-
dc.contributor.authorCigales, Marcelo Pinheiro-
dc.date.accessioned2021-10-04T12:55:58Z-
dc.date.available2021-10-04T12:55:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Amurabi; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Apresentação. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 2, p.15-23, jul./out. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60808-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Socialpt_BR
dc.subjectCrise político-sanitária da Covid-19pt_BR
dc.subjectA internacionalização da Sociologia brasileirapt_BR
dc.titleApresentaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO surgimento do Departamento de Sociologia na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1892 demarcou um processo de institucionalização importante da pesquisa em Ciências Sociais (MARTINS, 2013), avançando mesmo em relação ao contexto europeu, no qual, alguns anos antes (1887) na Universidade de Bordeaux havia sido criado a primeira cátedra de Ciências Sociais por Émile Durkheim (MUCCHIELLI, 2001). Importante destacar que apesar dessa ser a versão mais conhecida da institucionalização da Sociologia no mundo, há outras narrativas. Blanco (2005), por exemplo, afirma que o primeiro curso de Sociologia foi criado na Universidade de Bogotá, em 1882, dez anos antes da Universidade de Chicago Nas décadas seguintes, experimentou-se um desenvolvimento relativamente heterogêneo das Ciências Sociais por diversos países, demarcando uma pluralidade de estilos e de formas de institucionalização, ainda que tenha havido algumas orientações mais gerais, marcadas principalmente pela influência do positivismo num primeiro momento. No caso latino-americano, por exemplo, houve percursos bastantes plurais. Na Argentina as primeiras cátedras no ensino superior surgiram ainda no final do século XIX, porém, apenas na década de 1950 foi criada a carreira em Sociologia (TRINDADE, 2018), ao passo que no Brasil as primeiras cátedras surgiram inicialmente na educação secundária, e as primeiras carreiras de ensino superior nos anos de 1930 (MICELI, 1989). São também marcos desse processo a criação do Centro Latino-Americano de Pesquisas Sociais em 1955, no Rio de Janeiro; e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais em 1958, em Santiago, Chile [...].pt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_aoliveirampcigales.pdf127,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.