Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.contributor.authorMota, Bruno Cavalcante-
dc.date.accessioned2021-10-01T17:33:10Z-
dc.date.available2021-10-01T17:33:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; MOTA, Bruno Cavalcante. Percepção docente e discente sobre instrumentos de avaliação da aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I., 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”pt_BR
dc.identifier.issn2175 - 957X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60792-
dc.description.abstractThe Federal University of Ceará, as an institution inserted in a political-institutional context, has a remarkable mass of teachers and students that make up its pedagogical framework and that have several teaching and learning tools. Based on this, this work presents a study of the evaluation instruments of learning within the academic scope of the Technology Center, where there are 15 undergraduate courses, 9 master's and doctorate areas and 11 departments to which teachers and students are located. This study of the perception about the evaluation of the learning is an important tool, both for the analysis of how the learning process is taking place, and to provide the basis for a potentialization of learning through the results obtained, since in higher education this tool takes a prominent place, given the expectations that involve the professional formation of the student and its development inside and outside the University. The present study was carried out through two stages, where one consisted of the theoretical analysis, addressing several researches about the instruments of the evaluation of the learning. The second stage consisted of a research that was carried out with the teachers and students, aiming the search to analyze the traditional forms of evaluation, where it was possible to understand that the forms of evaluation of the learning, although they reach their objective, still needs a modification that aimed at quantifying student learning, showing that evaluation as a mechanical and formal instrument is not sufficient for the new demands in terms of teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titlePercepção docente e discente sobre instrumentos de avaliação da aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Universidade Federal do Ceará, como instituição inserida num contexto político-institucional, dispõe de uma notável massa de docentes e discentes que compõem seu quadro pedagógico, dispondo de várias ferramentas de ensino e aprendizagem. Partindo disto, a intenção deste artigo é mostrar que a avaliação, como instrumento mecânico e formal, não é totalmente suficiente para as novas demandas em termos de ensino. Este estudo da percepção sobre a avaliação da aprendizagem constitui uma importante ferramenta, tanto para a análise de como está ocorrendo o processo de aprendizagem, como para fornecer as bases de uma potencialização do aprendizado através dos resultados obtidos, visto que no ensino superior, esta ferramenta toma um lugar de destaque, devido as expectativas que envolvem a formação profissional do discente e seu desenvolvimento dentro e fora da Universidade. O presente estudo foi realizado através de duas etapas, que consistiu na análise teórica, abordando diversas pesquisas sobre os instrumentos da avaliação da aprendizagem; a segunda etapa consistiu em uma pesquisa que foi realizada com professores e alunos, objetivando a busca para analisar as formas tradicionais de avaliação, que foi possível entender que as formas de avaliação da aprendizagem, ainda necessitam de uma modificação que vise a quantificação da aprendizagem dos alunos, mostrando que a avaliação, como instrumento mecânico e formal, não é suficiente para as novas demandas em termos de ensino.pt_BR
dc.title.enPerception of teachers and students on the learning evaluation instruments applied in the Courses of the Technological Center of the Federal University of Cearápt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_fhldeoliveira.pdf623,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.