Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60769
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Fatores estressores e a Síndrome de Burnout em bibliotecas universitárias |
Título em inglês: | Stressing factors and Burnout Syndrome in academic libraries |
Autor(es): | Carmo, Ana Gláucia de Lima Sebastião do Cruz-Riascos, Sonia Aguiar |
Palavras-chave: | Síndrome de Burnout;Labor;Latores estressores;Bibliotecário;Universidade Federal de Pernambuco - estudo de caso |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Informação em Pauta |
Citação: | CARMO, Ana Gláucia de Lima Sebastião do; CRUZ-RIASCOS, Sonia Aguiar. Fatores estressores e a Síndrome de Burnout em bibliotecas universitárias. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 6, n. especial, p. 13-31, maio 2021. |
Resumo: | A pesquisa objetivou analisar ocorrência de fatores estressores que podem ocasionar a Síndrome de Burnout no labor do bibliotecário. Para tanto, buscou-se evidenciar conceitos, dimensões e elementos constitutivos da referida Síndrome, indicar fatores estressores nas bibliotecas, e averiguar meios preventivos e de intervenção. Trata-se de pesquisa descritiva com objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Caracteriza-se por estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, com trinta e um bibliotecários como sujeitos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com questões voltadas para fatores sociodemográficos e temas pertinentes ao labor dos bibliotecários. Utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin, com categorias em classificação e inferências, destacando aportes da autora Benevides-Pereira como diretriz teórica. Como resultado, tem-se que o ambiente laboral do bibliotecário é propenso a alguns fatores estressores sejam eles internos e(ou) externos de personalidade e(ou) de cunho organizacional. Ressalta-se a necessidade de intervenção em bibliotecas outras, onde já ocorre a incidência de acometimento da Síndrome ou problemas relativos aos fatores estressores. Indica-se o uso de medidas preventivas em bibliotecas universitárias, incluindo ações a partir das Áreas de Gestão dos Sistemas de Bibliotecas, da Saúde e Qualidade de Vida, e da Gestão de Pessoas. |
Abstract: | The research aims to analyze if there are stressors factors that can cause Burnout Syndrome in the librarian's work. To this end, we sought to highlight concepts, dimensions and constituent elements of the referred Syndrome, indicate stressors factors in libraries and investigate preventive and intervention measures. This is a descriptive research with an exploratory objective and a qualitative approach. It is characterized by a case study at the Federal University of Pernambuco with 31 librarians as subjects. The data collection instrument was the questionnaire with questions related to sociodemographic factors and topics relevant to the work of librarians. Bardin's content analysis technique was used, with categories in classification and inferences, highlighting contributions by the author Benevides-Pereira as a theoretical guideline. As a main result, the librarian's working environment is prone to some stressors, whether internal or (or) external personality and (or) organizational nature. The need for intervention in libraries is highlighted where there is the incidence of Syndrome involvement and also problems related to stressors factors already occurring. The use of preventive measures in university libraries is indicated including actions from the Library Systems Management, Health and Quality of Life and People Management Areas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60769 |
ISSN: | 2525-3468 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_aglscarmosacruz-riascos.pdf | 533,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.