Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60746
Tipo: Artigo de Evento
Título: Utilização do MS Excel e do DWSIM como ferramentas computacionais no dimensionamento de trocador de calor casca e tubo
Título em inglês: Use of SOLVER and DWSIM as computer software tools in the design of shell and tube heat exchangers
Autor(es): Silva, Ariklênio Alves da
Cunha, Ricardo de Sousa
Oliveira, Jorge Luiz Bezerra de
Henriques, Isabelly Paula de Sousa Azevedo
Machado, Ricardo Antonio Francisco
Palavras-chave: Trocador de calor;Dimensionamento;Excel;Solver;DWSIM
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: www.abenge.org.br
Citação: SILVA, Ariklênio Alves da; CUNHA, Ricardo de Sousa; OLIVEIRA, Jorge Luiz Bezerra de; HENRIQUES, Isabelly Paula de Sousa Azevedo; MACHADO, Ricardo Antonio Francisco. Utilização do MS Excel e do DWSIM como ferramentas computacionais no dimensionamento de trocador de calor casca e tubo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
Resumo: Trocadores de calor são equipamentos que atuam no aquecimento e resfriamento de produtos ou ambientes. Uma visão dos conceitos envolvidos nos processos de troca térmica, bem como o dimensionamento de equipamentos para essa operação unitária deve ser entendida de forma clara e objetiva dentro do curso de engenharia química, possibilitando uma compreensão clara da relação entre as variáveis trabalhadas e suas respectivas influências em um processo químico. A utilização de ferramentas computacionais que simulem os processos surge como uma ferramenta poderosa de ensino dentro desse contexto. Neste trabalho, utilizou se dois softwares: MS Excel e DWSIM, em comparação com um método analítico na resolução de um problema teórico envolvendo o dimensionamento de um trocador de calor. Dentre os métodos trabalhados, o MS Excel apresentou o melhor desempenho. O objetivo deste trabalho é demonstrar uma estratégia de ensino com o uso de softwares de fácil acesso, com uma interface gráfica amigável e acessível, na resolução de problemas na área de engenharia química.
Abstract: Heat exchangers are equipment used on heating and cooling of products or environments. A view of the concepts involved in the processes of thermal exchange, as well as the sizing of equipment for this unitary operation, must be understood in a clear and objective way within the course of chemical engineering, enabling an understanding of the relationship between the variables and their respective influences in a chemical process. The use of computational software that simulate processes appears as a powerful teaching tool within this context. In this work, two software were used: Excel and DWSIM, compared to an analytical method in order to solve a theoretical problem involving the design of a heat exchanger. Among the methods studied, MS Excel presented the best results. The objective of this work was to demonstrate teaching strategy with the use of a computer software tool of easy access, with a friendly and accessible graphical interface, in solving problems of chemical engineering.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60746
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_aasilva.pdf393,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.