Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60716
Tipo: Artigo de Evento
Título: Qualificação profissional de estudantes de Engenharia por meio da Semana de Tecnologia da Engenharia Mecânica
Título em inglês: Professional qualification of Engineering students through the Mechanical Engineering Technology week
Autor(es): Silva, Francisco Thomas Barbosa da
Silva, Gabriel Souza e
Montefusco, Gabriel Silvestre
Vasconcelos, Sidney Roberto Ferreira
Carvalho Filho, Clodoaldo de Oliveira
Palavras-chave: Qualificação profissional;Integração;Engenharia mecânica;STEM
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: www.abenge.org.br
Citação: SILVA, Francisco Thomas Barbosa da; SILVA, Gabriel Souza e; MONTEFUSO, Gabriel Silvestre; VASCONCELOS, Sidney Roberto Ferreira; CARVALHO FILHO, Clodoaldo de Oliveira. Qualificação profissional de estudantes de Engenharia por meio da Semana de Tecnologia da Engenharia Mecânica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
Resumo: Este artigo apresenta e discute as contribuições da Semana de Tecnologia da Engenharia Mecânica (STEM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a qualificação profissional dos estudantes de Engenharia. A STEM objetiva promover a integração dos estudantes de engenharia mecânica do estado do Ceará entre si, com as empresas atuantes no estado, com o mercado de trabalho e com as novidades tecnológicas da área por meio de palestras, cursos, minicursos, workshops, visitas técnicas e competições de engenharia. O evento é realizado anualmente desde 2010 sob a organização dos estudantes com o apoio decisivo das instâncias do Centro de Tecnologia dedicadas a Engenharia Mecânica como o Programa de Educação Tutorial (PET), a coordenação do curso de graduação e o departamento acadêmico, reunindo um público aproximado de 150 estudantes da área, provenientes das diversas instituições de ensino superior do estado do Ceará a cada edição. Para exemplificar a magnitude e o significado do evento, é tomada como base a 8º edição ocorrida em 2018. Os resultados alcançados pela STEM permitem afirmar que ela contribui significativamente para a qualificação dos estudantes envolvidos tanto na sua organização quanto nas diversas atividades realizadas, ampliando o escopo acadêmico dos graduandos com a introdução de conceitos práticos e teóricos úteis para o engenheiro mecânico no mercado de trabalho.
Abstract: This article aims to present the contribution of the Mechanical Engineering Technology Week (STEM) of the Federal University of Ceará for the qualification of undergraduate mechanical engineering students. (UFC). The purpose of STEM is to promote the integration of students of mechanical engineering in the state of Ceará among themselves, with companies operating all over the state, with the job market and with the technological innovations of the area through lectures, courses, mini courses, workshops, technical visits and engineering competitions. Expanding the academic scope of undergraduates, introducing practical and theoretical concepts useful for an engineer in the job market. For the purposes of developing this article, the 8th edition of the event, which takes place annually since 2010, was taken as the basis, being considered the most important student event held in the Department of Mechanical Engineering (DEM) of the UFC and counting on an average audience of approximately 150 mechanical engineering students from the various undergraduate programs and professional schools from Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60716
Aparece nas coleções:DEME - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_ftbdasilva.pdf432,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.