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dc.contributor.advisorRibeiro, Cândida Fernanda Antunes-
dc.contributor.authorBezerra, Fabíola Maria Pereira-
dc.date.accessioned2011-07-12T16:59:03Z-
dc.date.available2011-07-12T16:59:03Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationBEZERRA, Fabíola Maria Pereira. A representação temática nos sistemas de informação: estudo comparativo entre biblioteca e supermercado. 2006, 196 f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2006. Disponível em: <http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1304>. Acesso em: 01 maio 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/606-
dc.description.abstractThis work presents a comparative study between libraries and supermarkets. Its main goal is to observe, to analyze and to describe the behaviour of libraries’ users, in face of subject representation used as a tool of information retrieval, identifying the conditions of access in libraries, shown by users as a difficulty on comprehension of the symbology used in the representation of knowledge. The supermarkets are used as instruments of comparison through the similarity found between libraries and the techniques of sales’ marketing used with success in the supermarkets to identify the uses and choices of their clients in order to direct them to significant results. The applicability of these techniques in libraries would lead, eventually, to much more effective results, regarding the comprehension of the representation, the use of retrieval tools and the access to information.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectRepresentação temática da informaçãopt_BR
dc.subjectRecuperação da informaçãopt_BR
dc.subjectMarketing de varejopt_BR
dc.titleA representação temática nos sistemas de informação: um estudo comparativo entre biblioteca e supermercadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta um estudo comparativo entre bibliotecas e supermercados, cujo propósito é observar, analisar e descrever o comportamento de utentes de bibliotecas diante da representação temática como ferramenta de recuperação da informação, identificando as condições de acesso nas bibliotecas, manifestadas pelos utentes em forma de dificuldade de compreensão da simbologia utilizada nas bibliotecas no processo de representação do conhecimento. Os supermercados são utilizados como ferramenta de comparação através da semelhança encontrada, confrontando com as bibliotecas as técnicas de marketing de varejo empregadas com sucesso nos supermercados para identificar os hábitos e preferências de seus clientes, levando-os a resultados significativos. A aplicabilidade destas técnicas nas bibliotecas conduziria, porventura, a resultados muito mais eficazes quanto à compreensão da representação, ao uso das ferramentas de recuperação e ao acesso à informação.pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Dissertações defendidas em outras instituições

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