Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60687
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda | - |
dc.contributor.author | Alencar, Cely Martins Santos de | - |
dc.contributor.author | Silva, Miguel Ângelo da | - |
dc.contributor.author | Castro, Anne Ully Diogo | - |
dc.contributor.author | Antunes, Romário da Silva | - |
dc.contributor.author | Almeida, Vitoria Kananda Pereira de | - |
dc.contributor.author | Farias, Rafaela de Guadalupe da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T15:03:43Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T15:03:43Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Antônio Paulo de Hollanda; ALENCAR, Cely Martins Santos; SILVA, Miguel Ângelo da; CASTRO, Anne Ully Diogo; ANTUNES, Romário da Silva; ALMEIDA, Vitoria Kananda Pereira de; FARIAS, Rafaela de Guadalupe da Rocha. Metodologias ativas digitais para o ensino de Geometria descritiva em Cursos de Engenharia e Arquitetura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60687 | - |
dc.description.abstract | The work consisted in diagnosing, through comparative analysis, which methodologies were used in the processes of teaching of spatial cognition in students of Descriptive Geometry, in the disciplines that involved the subject for the courses of Engineering and Architecture and Urbanism of the UFC. The steps considered three sub-projects (1) Traditional Method; (2) Hybrid Method, e; (3) Computational Method. The methodological steps were: (a) Softwares, types of hardware (3D printers, etc) and 3D physical modeling methodologies of objects given in the classroom, aimed at the teaching of GD in the disciplines; (b) insertion of digital media (video-lessons) to the topics covered in the didactic-pedagogical material on the Youtube link; (c) benchmarking tests of student learning 'before' and 'after' the application of the new contents and physical models researched. The analysis of teaching methods and data reveals that students bring a traditional and passive pedagogical posture with little previous knowledge about the graphic language. However, they are more motivated to opt for the use of active digital methodologies as motivators of the learning process, in a collaborative way, applied to the universe of the students and driven by software to support the teaching of Dynamic Descriptive Geometry. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.abenge.org.br | pt_BR |
dc.subject | DCNs | pt_BR |
dc.subject | CAU | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Geometria descritiva | pt_BR |
dc.subject | Geometria dinâmica | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas digitais para o ensino de Geometria descritiva em Cursos de Engenharia e Arquitetura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho consistiu em diagnosticar, por meio de análise comparativa, quais metodologias foram utilizadas nos processos de ensino da cognição espacial em alunos de Geometria Descritiva, nas disciplinas que envolviam a matéria para os cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo da UFC. As etapas consideraram três sub projetos (1) Método Tradicional; (2) Método Híbrido, e; (3) Método Computacional. As etapas metodológicas aplicadas foram: (a) Softwares, tipos de Hardwares (impressoras 3D, etc) e metodologias de modelagem física 3D de objetos dados em sala de aula, voltados ao ensino de GD nas disciplinas; (b) inserção de mídias digitais (vídeo-aulas) aos tópicos contemplados do material didático-pedagógico no link do Youtube; (c) testes de aferição do ensino aprendizado discente ‘antes’ e ‘depois’ da aplicação dos novos conteúdos e modelos físicos pesquisados. A análise dos métodos de ensino e dos dados revelam que os estudantes trazem uma postura pedagógica tradicional e passiva, com pouco conhecimento pregresso sobre a linguagem gráfica. Contudo, tornam-se mais motivados a optarem pela uso de metodologias ativas digitais como motivadores do processo de aprendizagem, de forma colaborativa, aplicada ao universo dos discentes e conduzida por softwares de apoio ao ensino de Geometria Descritiva Dinâmica. | pt_BR |
dc.title.en | Digital active methodologies for the teaching of Descriptive Geometry in Engineering and Architecture Courses | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DIATEC - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_apdehcavalcante.pdf | 627,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.