Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, George Silva-
dc.contributor.authorAlmeida, Danilo Costa de-
dc.contributor.authorBarros Neto, José de Paula-
dc.contributor.authorVieira, João Paulo Pierre-
dc.date.accessioned2013-10-08T14:13:05Z-
dc.date.available2013-10-08T14:13:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCOSTA, G. S. et al. Alinhamento estratégico em construtoras de Fortaleza/CE: aplicação de um modelo de medição. Sistemas & Gestão, v. 8, n. 2, p. 172-188, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1980-5160-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6067-
dc.description.abstractThe concept of alignment is emerging, companies can no longer wasting their resources on ill-conceived strategies, processes that do not meet the needs of clients or with people who do not understand or do not contribute to the achievement of company strategy. In the Construction companies this situation is not different, the competition has proved to be relevant. The justification for this work relates to the importance of strategy and reflexes of different perceptions about the same within the organizations by their members, emphasizing also the limited amount of studies on the topics: strategic alignment and strategy in construction industry. It has been a research problem as misalignment between the contents of the current strategy (perceived) in the competitive and functional level. This study was part of a dissertation, which consists of analyzing the strategic alignment in construction from the application of a method for analyzing, measuring and comparing / viewing the strategic alignment in construction companies, focusing on competitive strategy and strategy production, highlighting the criteria prioritized in competitive businesses. Studies multicasos were had in fourteen builders of the city of Fortaleza, selected by convenience and accessibility. We analyzed the companies from the application of the method. In each companies two representatives participated in the survey, and their perceptions were confronted. This has resulted, ultimately, to a certain degree of alignment in each company, enabling a comparison of results. Finally, we present the findings and suggestions for future researches.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSistemas & Gestãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.titleAlinhamento estratégico em construtoras de Fortaleza/CE: aplicação de um modelo de mediçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO conceito de alinhamento vem ganhado espaço visto o mercado competitivo em que as empresas então inseridas, estas não poderão mais desperdiçar seus recursos com estratégias mal formuladas. Nas empresas de construção civil esta realidade não é diferente, a concorrência tem se mostrado relevante. A justificativa para este trabalho se relaciona com a importância da estratégia no contexto competitivo e os reflexos de percepções diferentes sobre a mesma dentro das organizações por parte de seus integrantes, destacando-se, também, a quantidade limitada de estudos sobre os temas: alinhamento estratégico e estratégia na indústria da construção civil. Tem-se como problema de pesquisa o desalinhamento entre o conteúdo da estratégia vigente (percebida) no nível competitivo e funcional. Este trabalho, que se classifica como exploratório e é parte de uma dissertação de mestrado em engenharia civil, consiste em analisar qual o alinhamento estratégico interno em construtoras a partir do desenvolvimento de um método para analisar, medindo e comparando/visualizando o alinhamento estratégico em empresas construtoras, focando na estratégia competitiva e na estratégia de produção, destacando quais os critérios competitivos priorizados nas empresas. Realizaram-se estudos multicasos, em catorze construtoras da cidade de Fortaleza/CE, selecionadas por critérios de conveniência e acessibilidade para o estudo. Analisaram-se as empresas a partir do método desenvolvido, proposto neste artigo. Em cada construtora dois representantes participaram da pesquisa, um de setor considerado mais estratégico (Diretoria) e outro mais operacional (Produção), sendo suas visões confrontadas.pt_BR
dc.title.enStrategic alignment in construction firms at Fortaleza/CE: application of a model for measuringpt_BR
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_jpbarrosneto.pdf795,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.