Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Adriel de Oliveira-
dc.contributor.authorAndrade, Murilo Mesquita Ximenes-
dc.contributor.authorFreitas, Francisco Alexsandro Silva-
dc.contributor.authorPinto, Vandilberto Pereira-
dc.contributor.authorAlmeida, Rômulo Nunes de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-09-27T14:58:40Z-
dc.date.available2021-09-27T14:58:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFREITAS, Adriel de Oliveira; ANDRADE, Murilo Mesquita Ximenes; FREITAS, Francisco Alexsandro Silva; PINTO, Vandilberto Pereira; ALMEIDA, Rômulo Nunes de Carvalho. Curso de Prototipagem de Robôs com Arduino para alunos dos Cursos de Engenharia Elétrica e da Computação com o objetivo de reduzir a evasão e aumentar o contato com a robótica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60658-
dc.description.abstractIn the Brazilian universities, particularly in the engineering courses, the high dropout rate of students is still notorious, especially in the initial semesters. This fact, in most cases, is caused by the strong prevalence of teaching-learning technique based simply on the transfer of knowledge by the teacher to the student, and the large number of computational, maths, physics and programming disciplines that define the first two years. Today, modern society is increasingly in need of new technologies in all branches of knowledge, with which the teaching process must modernize. In view of this scenario, the present work aims to use the prototyping of robots with Arduino as a teaching-learning technique, allowing the students of the courses of electrical engineering and Computer Engineering of UFC-Sobral to relate concepts acquired in the disciplines of physics, computation and computational programming with practical applications of robotics. This will motivate students to stay in their courses, thus reducing the high dropout rate. From a survey conducted with 101 students participating in the prototyping course, the process of 85% of students taking the engineering course in the future has no engineering course. reduction in engineering courses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectPrototipagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.titleCurso de Prototipagem de Robôs com Arduino para alunos dos Cursos de Engenharia Elétrica e da Computação com o objetivo de reduzir a evasão e aumentar o contato com a robóticapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNas universidades brasileiras, particularmente nos cursos de engenharia ainda é notório o alto índice de evasão de alunos, principalmente nos semestres iniciais. Este fato, na maioria dos casos, é causado pelo forte prevalecimento da técnica de ensino aprendizagem fundamentada simplesmente no repasse de conhecimentos por parte do professor ao aluno, e pelo grande número de disciplinas de cálculo, física e programação que definem os dois primeiros anos. Atualmente a sociedade moderna necessita cada vez mais de novas tecnologias em todos os ramos de conhecimento, com isso o processo de ensino deve se modernizar. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a prototipagem de robôs com Arduino como técnica de ensino-aprendizagem, possibilitando os alunos dos cursos de engenharia elétrica e Engenharia da Computação da UFC-Sobral relacionar conceitos teóricos adquiridos nas disciplinas de física, cálculo e programação computacional com aplicações práticas da robótica. Com isto, motivar os alunos a permanecerem em seus respectivos cursos, reduzindo assim o alto índice de evasão. A partir de uma pesquisa realizada com 101 alunos que participaram do curso de prototipagem, analisou-se que 76% destes se sentiram mais motivados em continuar no curso de engenharia, ao passo que 85% indicaram que o curso de prototipagem possui uma importância significativa para redução da evasão nos cursos de engenharia.pt_BR
Aparece nas coleções:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_adeofreitas.pdf486,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.