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Tipo: Dissertação
Título: Notícia boa é a notícia ruim? Critérios de noticiabilidade no compartilhamento de notícias em três países
Título em inglês: Good news is bad news? News factors on news sharing in three countries
Autor(es): Souza, Ana Beatriz Leite de
Orientador: Sousa, Diógenes Lycarião Barreto de
Palavras-chave: Compartilhamento de notícias;Facebook;Critérios de noticiabilidade
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, Ana Beatriz Leite de. Notícia boa é a notícia ruim? Critérios de noticiabilidade no compartilhamento de notícias em três países. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Fortaleza, 2021.
Resumo: As redes sociais têm desempenhado um papel de crescente importância no fluxo de notícias. Em meio a diversos produtores de conteúdo e à mediação algorítmica, o fluxo nessas plataformas é potencializado por usuários comuns, que compartilham conteúdos jornalísticos através de seus perfis pessoais. Com base na teoria da noticiabilidade, surge uma gama de pesquisas acerca dos critérios que podem ajudar a prever os padrões de compartilhamento do público, isto é, os critérios de compartilhabilidade (TRILLING; TOLOCHKO; BURSCHER, 2017), e de que forma eles se manifestam em diferentes contextos. Esta pesquisa de mestrado investiga os efeitos dos critérios de noticiabilidade no compartilhamento de notícias no Facebook, em uma perspectiva comparativa entre Brasil, Estados Unidos e Canadá, países com diferentes níveis de estabilidade política. Para este fim, realizamos uma análise de conteúdo das notícias publicadas no Facebook, durante uma semana contínua de 2016 (n=1658), pelos dois veículos com maior número de seguidores de cada país. Eles são G1 e Veja (Brasil), Fox News e The New York Times (EUA), Global News e CBC News (Canadá). A partir da concepção de noticiabilidade de Eilders (2006) e do Estado da Arte traçado a partir das pesquisas empíricas sobre este fenômeno publicadas nas últimas duas décadas, levantamos seis hipóteses acerca dos efeitos dos critérios de sucesso, dano, controvérsia/conflito, influência, proeminência e proximidade nos compartilhamentos, e das diferenças esperadas entre os países. A principal diferença nos padrões de compartilhamentos dos países foi relativa ao critério de controvérsia/conflito, correspondendo ao contexto que vivia cada país no período da amostra. A principal semelhança foi relativa ao critério de dano, ou seja, às notícias negativas. Ele apresentou o efeito mais estável e com maior significância estatística, sugerindo a relevância deste tipo de notícia também no engajamento online do público.
Abstract: Social media have played an increasingly important role in the news flow. Amidst several content producers and algorithmic mediation, the news flow on these platforms is enhanced by common users, who share journalistic content through their personal profiles. Based on newsworthiness, a range of research investigate criteria that can help to predict the patterns of news sharing, namely, shareworthiness (TRILLING; TOLOCHKO; BURSCHER, 2017) and how it appears in different contexts. This research investigates the effect of news factors on news sharing on Facebook, in a comparative perspective between Brazil, the United States and Canada, countries with different levels of political stability. To this end, we performed a content analysis of the news published on Facebook during a continuous week in 2016 (n = 1658), by the two news media’s largest pages in each country. They are G1 and Veja (Brazil), Fox News and The New York Times (USA), Global News and CBC News (Canada). Based on Eilder's conception of newsworthiness (2006) and on the state of the art drawn from the empirical studies on news sharing published in the last two decades, we raised six hypotheses about the effect of success, damage, controversy/conflict, influence, proeminence and proximity factors on sharing patterns and the expected differences between countries. The main difference in the sharing patterns of the countries was related to the controversy/conflict factor, corresponding to the context of each country during the sample period. The main similarity was related to the damage factor, that is, negative news. It showed the most stable effect with the greatest statistical significance, which suggests the relevance of this type of news on audience engagement. KEYWORDS: News sharing; Facebook; Newsworthiness
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60596
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