Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Rafael Iuri Goncalves-
dc.contributor.authorFerreira, Rejane Lima-
dc.contributor.authorPontes, Rute Batista de-
dc.date.accessioned2021-09-22T14:10:19Z-
dc.date.available2021-09-22T14:10:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCRUZ, Rafael Iuri Goncalves; FERREIRA, Rejane Lima; PONTES, Rute Batista de. Dialogar, insistir e continuar a luta: o PROLER na contracorrente da realidade sociocultural brasileira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60578-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - Integração socialpt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDialogar, insistir e continuar a luta: o PROLER na contracorrente da realidade sociocultural brasileirapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrVive-se um momento histórico pautado por crises de toda ordem. Indaga-se: para onde vai o mundo, no interior do qual predomina o ter sobre o ser? Como pensar, refletir sobre caminhos que guiem para que se reencontrem o controle de cada um, e de todos, com vistas a minimizar as deformações de ordem pessoal e socioambientais, ora em escalada desenfreada? Não se tem respostas prontas para questões tão complexas e preocupantes. Tem-se consciência de que um processo sociocultural cujo pilares repousem na humanização, certamente será um dos canais através dos quais se pode navegar na contracorrente desse real tão assustador. No momento, os quadros, social, cultural, econômico, político, educacional e, sobretudo, ético respondem por esse desequilíbrio, em especial no Brasil. Urge formar cidadãos para a vida, de maneira a buscar reverter esse triste quadro. Acredita-se na cultura e na Educação como veios a agregar valores e visões de mundo que se voltem para a (re)construção da Nação de modo sustentável, como um todo. Sob esta ótica, pensa-se na Leitura e na Escrita como habilidades que podem mudar os rumos de um povo. A construção de um território leitor, de uma sociedade leitora, não darão conta de eliminar todo os graves problemas que ora se enfrenta, mas, com certeza, encaminharão para um novo acontecer no qual o homem seja visto e respeitado na sua inteireza. A leitura, orientada dentro de uma perspectiva holística, tem o poder de transformar, de conscientizar. Nesta linha de pensamento continua a desenvolver suas ações extensionistas o Programa Nacional de Incentivo À Leitura-PROLER. Segue-se em frente, na lide diária, certos de que, o que se constrói na Biblioteca Comunitária do Conjunto Ceará (Projeto parceiro), e, junto ao Projeto Práticas Leitoras nas Escolas Públicas do Conjunto Ceará, não demandarão frutos imediatos, posto que é processo; está sempre a re(construir-se), removendo arestas, primando pela qualidade neste ir e vir do movimento humano.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rigcruz.pdf44,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.