Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Karyna Stefhany Jorge-
dc.contributor.authorOliveira, Victor Cardoso-
dc.contributor.authorMontenegro, Nadja Glheuca da Silva Dutra-
dc.contributor.authorSilva, Rafael Wendell Barros Forte da-
dc.date.accessioned2021-09-22T11:42:16Z-
dc.date.available2021-09-22T11:42:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCUNHA, Karyna Stefhany Jorge; OLIVEIRA, Victor Cardoso; MONTENEGRO, Nadja Glheuca da Silva Dutra; SILVA, Rafael Wendell Barros Forte da. Aproximação do Centro de Tecnologia às Escolas Públicas por meio da Disciplina de Topografia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60571-
dc.description.abstractIn order to bring public schools closer to the Technology Center, the Extension Project "Engineering at School" was created, which aims to inform the students of the selected schools about the opportunities that the Federal University of Ceará (UFC) provides and to relate the contents learned in the subjects of Mathematics and Geography. The discipline of Topography of the professional course of Civil Engineering was chosen to demonstrate practical applications of Engineering. In this way, nine schools were selected, most of them around Campus do Pici, to carry out teaching and extension activities. The activity took place in two moments. Firstly, the lecture was held in each school to explain to the students of the third year of high school the services that the university provides to students and the community, as well as the areas of activity of some engineering: Civil, Environmental, Renewable Energies and Petroleum. From these schools, eighty students interested in participating in a mini-course on "Notions of Topography and its Applications" were selected, in which it was explained about the planimetric (day 1) and altimetric (day 2) surveys, explaining theory and practice , in the field, with the topographic instruments (total stations, theodolites and levels). The results showed that the students were able to relate the content covered in the mini-course with those that had already been studied during their school life, being well evaluated by the participants.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectAproximaçãopt_BR
dc.subjectTopografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.titleAproximação do Centro de Tecnologia às Escolas Públicas por meio da Disciplina de Topografiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o intuito de aproximar as escolas públicas ao Centro de Tecnologia, foi criado o Projeto de Extensão “Engenharia na Escola”, que tem como objetivo informar aos alunos das escolas selecionadas sobre as oportunidades que a Universidade Federal do Ceará (UFC) proporciona e relacionar os conteúdos aprendidos nas disciplinas de Matemática e Geografia. A disciplina de Topografia do curso profissional da Engenharia Civil foi escolhida para demonstrar aplicações práticas da Engenharia. Desse modo, foram selecionadas nove escolas, a maioria no entorno do Campus do Pici, para realização das atividades de ensino e extensão. A atividade se deu em dois momentos. Primeiramente, uma palestra foi realizada, em cada escola, para explanar, aos alunos do terceiro ano do ensino médio, os serviços que a universidade proporciona aos discentes e à comunidade, assim como sobre as áreas de atuação de algumas engenharias: Civil, Ambiental, Energias Renováveis e Petróleo. Destas escolas, foram selecionados oitenta alunos interessados em participar de um minicurso sobre “Noções de Topografia e suas Aplicações”, em cujo qual foi explicado sobre os levantamentos planimétrico (1º dia) e altimétrico (2º dia), explanando a teoria e a prática, em campo, com os instrumentos topográficos (estações totais, teodolitos e níveis). Os resultados evidenciaram que os alunos conseguiram relacionar o conteúdo abordado no minicurso com os que já haviam sido estudados durante sua vida escolar, sendo assim, bem avaliado pelos participantes.pt_BR
dc.title.enApproaching the Technology Center to Public Schools through the Topography Disciplinept_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_ksjcunha.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.