Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPeixoto, Nara Gabriela de Mesquita-
dc.contributor.authorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Augusto Uchôa da-
dc.date.accessioned2021-09-21T13:30:43Z-
dc.date.available2021-09-21T13:30:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Nara Gabriela de Mesquita; BARROSO, Suelly Helena de Araújo; SILVA, Carlos Augusto Uchôa da. Análise do estilo de aprendizagem de estudantes de Engenharia Civil e da aplicação de avaliação baseada em projetos em disciplina do curso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60556-
dc.description.abstractThe traditional method of teaching, aimed at solving previously presented problems with a single solution, superficially covers some elementary skills of professionals in engineering courses, such as working in multidisciplinary teams and coordinating activities between groups. In contrast, active methodologies of teaching enhance these skills, leading students to solve problems in a contextualized way. Due to this practical nature, the Project Based Learning method (PBL) is more effective in relation to other teaching practices, but presents numerous implementation difficulties that lead to resistance of acceptance between students and teachers. Therefore, understanding the preferred learning style of a class is fundamental to the planning of more effective didactic strategies directed to the groups of students. The objective of this paper is to analyze if the PBL method is adequate to the learning style of the Civil Engineering students, and how they perceive the objectives of the method. It was concluded that the group analysed has the expected profile of the engineering courses, where the active, sensorial and visual characteristics of the students corroborate to the advantages of the use of PBL. On the other hand, the sequential character of the students can lead to difficulties in understanding the objectives of the projects and the lack of interest and commitment at the beginning of the activities, requiring constant increases in student motivation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subjectTestes de aprendizagempt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.titleAnálise do estilo de aprendizagem de estudantes de Engenharia Civil e da aplicação de avaliação baseada em projetos em disciplina do cursopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino tradicional, voltado para solução de problemas previamente expostos com solução única, abrange de forma superficial algumas habilidades elementares para a formação do profissional de cursos de engenharia, como atuar em equipes multidisciplinares e coordenar atividades entre grupos. Em contraponto, as metodologias ativas potencializam essas habilidades, levando os estudantes a solucionarem problemas de forma contextualizada. Devido a esse carácter prático, o método de aprendizagem baseada em projetos (PBL) possui melhor eficácia em relação a outras práticas de ensino, porém apresenta inúmeras dificuldades de implantação que levam a resistência de aceitação entre estudantes e professores. Nesse sentido, compreender o estilo preferencial de aprendizagem de uma turma tem fundamental importância para planejar estratégias didáticas mais eficazes e direcionadas aos grupos de estudantes. O objetivo deste artigo é analisar se o método PBL se adequada ao perfil de aprendizagem de estudantes do curso de engenharia civil, e de que modo estes percebem os objetivos do método. Concluiu-se que a turma analisada possui o perfil esperado dos cursos de engenharia, onde as características ativas, sensoriais e visuais dos estudantes corroboram para um grande aproveitamento das vantagens do uso de avaliação por projetos. Por outro lado, o carácter sequencial dos alunos pode causar dificuldades no entendimento dos objetivos dos projetos e pouco comprometimento no início das atividades, sendo necessários constantes incrementos de motivação nos estudantes.pt_BR
dc.title.enAnalysis of Civil Engineer student learning style and application of project-based evaluation in a course´s subjectpt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_ngdempeixoto.pdf442,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.