Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60551
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A tecnologia como um pilar da educação: resolução de exercícios online orientada às disciplinas da graduação |
Título em inglês: | The technology as a pillar of education: online exercises resolution oriented to undergraduate subjects |
Autor(es): | Rodrigues, Gustavo Bonfim Freitas, Larissa Menezes de Brasil, Letícia de Fátima Santos Silva, Adriel Cortez da Costa e Martins, Jonatas Medeiros de Freitas Cacau Bertini, Alexandre Araújo |
Palavras-chave: | PAD +;PETiano;Vídeo;Ensino;Programa de Educação Tutorial |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.abenge.org.br |
Citação: | RODRIGUES, Gustavo Bonfim; FREITAS, Larissa Menezes de; BRASIL, Letícia de Fátima Santos ; SILVA, Adriel Cortez da Costa e; MARTINS, Jonatas Medeiros de Freitas Cacau; BERTINI, Alexandre Araújo. A tecnologia como um pilar da educação: resolução de exercícios online orientada às disciplinas da graduação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” |
Resumo: | Em uma sociedade cada vez mais digital e globalizado, torna-se crucial a adaptação do Engenheiro Civil às novas tecnologias de modo a cumprir seu papel de impactar positivamente a sociedade. Nesse contexto, o PET (Programa de Educação Tutorial) de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará estimula a disseminação dessas ferramentas, aplicando-as em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como é feito no PAD +. Esse projeto em específico, desenvolvido desde 2015, visa auxiliar o estudo dos graduandos do curso de Engenharia Civil, bem como daqueles relacionados a ciências exatas, por meio da resolução de exercícios em vídeos, que são postados periodicamente na página do YouTube do grupo (PET Civil UFC). Em geral, os assuntos priorizados são aqueles em que se percebe uma maior dificuldade de aprendizado dos alunos. Vale lembrar que as questões são resolvidas pelos próprios PETianos, contribuindo assim para a prática da docência destes e auxiliando na melhoria de sua oratória. Assim, o êxito da atividade é alcançado com altas visualizações e curtidas, além de bons comentários nos vídeos, o que é medido por meio de uma pesquisa de satisfação passada semestralmente aos alunos. Desse modo, sabe-se que, para a formação de profissionais capacitados com excelência, é necessário que estes busquem se aperfeiçoar em atividades extracurriculares, desenvolvendo qualidades pessoais e profissionais dificilmente alcançadas em sala de aula. Logo, pode-se afirmar que o PAD + consegue concretizar esse objetivo ao trazer benefícios tanto para PETianos como para estudantes. |
Abstract: | In an increasingly digital and globalized society, it is crucial to the Civil Engineers adapt to the new technologies in order to fulfill their roles of impact positively the society. In this context, the PET (Tutorial Education Program) of Civil Engineering of the Federal University of Ceará encourages the dissemination of these tools, applying them in their teaching, research and extension activities, as it is done in PAD +. This specific project, developed since 2015, aims to assist the study of undergraduates of the Civil Engineering course, as well as those related to exact sciences, through the resolution of exercises in videos, which are periodically posted on the group's YouTube page (PET Civil UFC). In general, the subjects prioritized are those in which it is perceived a difficulty of learning of the students. It is worth remembering that the questions are solved by the PETianos, contributing to their teaching practice and helping in the improvement of their oratory. Thus, the success of the activity is achieved with a big amount of visualizations and likes, as well as good comments in the videos, which is measured by a satisfaction form every six months to the students. Therefore, it is known that, for the formation of qualified professionals with excellence, it is necessary that they seek to improve themselves in extracurricular activities, developing personal and professional qualities, which are difficult to reach in a normal classroom. So, it can be said that the PAD + achieves its goal by bringing benefits to both PETianos and students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60551 |
Aparece nas coleções: | DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_gbrodrigues.pdf | 442,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.