Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60531
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Câmara, Raphael Amaral da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-17T19:32:42Z | - |
dc.date.available | 2021-09-17T19:32:42Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CAMARA, Raphael Amaral da. Uso de podcast como ferramenta pedagógica para aulas remotas durante o período de pandemia do Covid-19. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.” | pt_BR |
dc.identifier.other | DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3159 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60531 | - |
dc.description.abstract | This paper presents the experience of using the podcast as a pedagogical tool for remote classes during the COVID-19 pandemic period. The pandemic occurrence had implications, many of them unprecedented, in all fields of our society: public health, politics, economics, social etc. In the field of education, it was no different and, abruptly, it was necessary to break the traditional methodology of transmitting knowledge in person to the remote one form. In this context, among countless options of tools for remote teaching, such as video lessons, live classes etc., the podcast appears as a feasible option, especially when applying as asynchronous remote teaching methodology and, mainly, that has a low consumption of data, facilitating the inclusion of students who have issues in accessing an unlimited broadband internet, relying only on access to mobile networks with limited capacity of available data. The experience of using podcast is being applied in subjects of the Electrical Engineering Undergraduate Program at the Federal University of Ceara – Brazil and, a partial result of the students’ perception regarding the use of this tool is also presented | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.abenge.org.br | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.title | Uso de podcast como ferramenta pedagógica para aulas remotas durante o período de pandemia do Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta a experiência de usar o Podcast como ferramenta pedagógica para as aulas remotas durante o período de pandemia do COVID-19. A ocorrência da pandemia trouxe implicações, muitas delas inéditas, em todas as áreas da sociedade: saúde, política, econômica, social etc. Na área da educação não foi diferente e, de maneira abrupta, teve-se que romper a metodologia tradicional de transmissão do conhecimento de forma presencial para a forma remota. Neste contexto, dentre inúmeras opções de ferramentas para o ensino remoto, como vídeo aulas, aulas ao vivo etc., o Podcast aparece como uma opção viável, principalmente quando se aplica uma metodologia de ensino remoto assíncrona e, principalmente, que possua um baixo volume de consumo de dados, facilitando a inclusão de estudantes que tenham dificuldades no acesso a uma internet banda larga ilimitada, contando apenas com acesso a redes móveis com capacidade limitada de dados disponíveis. A experiência do uso de Podcast está sendo aplicada em disciplinas do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará e é apresentado um resultado parcial da percepção dos alunos com relação ao uso da ferramenta. | pt_BR |
dc.title.en | The podcast as a pedagogical tool for remote classes during the Covid-19 pandemic period | pt_BR |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados DEEL - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_eve_radacamara.pdf | 345,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.