Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Ilana Tôrres-
dc.contributor.authorCunha, Karyna Stefhany Jorge-
dc.contributor.authorMontenegro, Nadja Glheuca da Silva Dutra-
dc.date.accessioned2021-09-17T19:03:34Z-
dc.date.available2021-09-17T19:03:34Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPONTES, Ilana Tôrres; CUNHA, Karyna Stefhany Jorge; MONTENEGRO, Nadja Glheuca da Silva Dutra. Aproximação do CT às escolas públicas do entorno do Pici por meio do ensino da topografia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.”pt_BR
dc.identifier.otherDOI: 10.37702/COBENGE.2020.3324-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60524-
dc.description.abstractThe extension project “Engineering in the School” was created in order to bring to the Technology Center students from public schools in the surrounding of the Pici Campus, making them able to get know one of the Federal University of Ceara campuses. This approach takes place through the discipline of Topography, of the Civil Engineering course, since it addresses the contents of Mathematics and Geography, learned during school life. Two schools were selected in 2019, with three classes being formed with students interested in participating in the short course “Notions of Topography and its Applications”. Initially, a lecture was held in each school, in which opportunities and the courses offered by the university were explained, in addition to their distribution on campuses. Then, classes are formed for the short course and in which two questionnaires are applied, one on the first day and another on the second, in order to assess the knowledge acquired by the participants. The results showed that the students were able to relate the content addressed in the short course with those who had already been studied during their school life, thus being well evaluated by the participants.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectAproximaçãopt_BR
dc.subjectTopografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.titleAproximação do CT às escolas públicas do entorno do Pici por meio do ensino da topografiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto de extensão “Engenharia na Escola” foi criado com o intuito de levar para o Centro de Tecnologia alunos de escolas públicas do entorno do Campus do Pici, fazendo com que estes pudessem conhecer um dos campi da Universidade Federal do Ceará. Esta aproximação se dá por meio da disciplina de Topografia, do curso de Engenharia Civil, visto que esta aborda conteúdos de Matemática e Geografia, aprendidos durante a vida escolar. Duas escolas foram selecionadas no ano de 2019, sendo formadas três turmas com os alunos interessados em participar do minicurso “Noções de Topografia e suas Aplicações”. Inicialmente uma palestra foi realizada em cada escola, na qual foram explanados oportunidades e os cursos ofertados pela universidade, além de sua distribuição nos campi. Em seguida, são formadas as turmas para o minicurso e no qual são aplicados dois questionários, um no primeiro dia e outro no segundo, visando avaliar o conhecimento adquirido pelos participantes. Os resultados evidenciaram que os alunos conseguiram relacionar o conteúdo abordado no minicurso com os que já haviam sido estudados durante sua vida escolar, sendo assim, bem avaliado pelos participantes.pt_BR
dc.title.enAproach of the CT to the public schools surrouding Pici through the teaching of topographypt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_ksjcunha.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.