Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mota, Bruno Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Heber Lacerda de | - |
dc.contributor.author | Goncalves, Sabrina Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-15T19:33:49Z | - |
dc.date.available | 2021-09-15T19:33:49Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Bruno Cavalcante; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues. Análise quantitativa do desempenho acadêmico das turmas de projeto e construção da infraestrutura viária no contexto presencial e da pandemia de Covid-19. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.” | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60485 | - |
dc.description.abstract | The Covid-19 pandemic forced all sectors of society to take preventive measures. In education, classroom activities were paralyzed, allowing the distance learning model to pave the way for the continuity of education. The overall objective of this paper is to quantitatively analyze the academic performance of students in the discipline of Project and Construction of Road Infrastructure of the Federal University of Ceará (UFC) and compare the results of face-to-face teaching (2018 and 2019) and distance learning (2020). For this, project grades and assessments were analyzed in a quantitative way, by means of statistical parameters, allowing the analysis of the academic performance of the students. Thus, it was possible to observe that the grades in the face-to-face mode were mostly below the average adopted by the UFC for approval without final evaluation, while the remote mode allowed the final average of the subject for the offered classes to be above 7.0. As a hypothesis, it is assumed that the percentage difference refers to the change in the evaluation method and the flexibility of studies provided by the semester developed in a virtual way. However, it is not possible to affirm that, in comparison with the face-to-face semester, the improvement in grades adds more knowledge to the students. Therefore, it is hoped that the resources used can be used in other scenarios to verify the effectiveness of learning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.abenge.org.br | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Método de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Notas | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | Análise quantitativa do desempenho acadêmico das turmas de projeto e construção da infraestrutura viária no contexto presencial e da pandemia de Covid-19. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pandemia de Covid-19 obrigou todos os setores da sociedade a tomarem medidas preventivas. No âmbito da educação, as atividades presenciais ficaram paralisadas, permitindo que o modelo de ensino a distância abrisse caminho para a continuidade do ensino. O objetivo geral deste artigo é analisar quantitativamente o desempenho acadêmico de alunos da disciplina de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária da Universidade Federal do Ceará (UFC) e comparar os resultados do ensino presencial (2018 e 2019) e do ensino a distância (2020). Para isso, foram analisadas as notas de projetos e avaliações de forma quantitativa, por meio de parâmetros estatísticos, permitindo a análise do desempenho acadêmico dos discentes. Assim, foi possível observar que as notas do modo presencial ficaram, em sua maioria, abaixo da média adotada pela UFC para aprovação sem avaliação final, enquanto que o modo remoto permitiu que a média final da disciplina para as turmas ofertadas ficasse acima de 7,0. Como hipótese, supõe-se que a diferença percentual se refere a mudança no método de avaliar e na flexibilidade de estudos proporcionada pelo semestre desenvolvido de forma virtual. Contudo, não se pode afirmar que em comparação com o semestre presencial, a melhoria de notas agrega mais conhecimento aos alunos. Portanto, espera-se que os recursos utilizados possam ser utilizados em outros cenários para verificar a eficácia do aprendizado. | pt_BR |
dc.title.en | Quantitative analysis of the academic performance of the classes of project and construction of road infrastructure in the face to-face context and the Covid-19 pandem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_eve_bcmota.pdf | 401,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.