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Type: TCC
Title: Avaliação dos métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos, intertravados e com concreto: previsões de comportamento.
Title in English: Evaluation of asphalt, interlocking and concrete pavements dimensioning methods: behavior predictions
Authors: Bezerra, Felipe Silveira Cavalcanti
Advisor: Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Keywords: Dimensionamento;Pavimento;Mecanicista-Empírico
Issue Date: 2021
Citation: BEZERRA, Felipe Silveira Cavalcanti. Avaliação dos métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos, intertravados e com concreto: previsões de comportamento. 2021. 76 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho realizou o dimensionamento da superestrutura do pavimento para estruturas com revestimento em concreto betuminoso usinado a quente, em blocos de concreto intertravados e em placas de concreto simples dadas as mesmas condições de contorno, por intermédio de modelos de dimensionamentos semiempíricos ou modelos mecanicistas-empíricos que desprezem algum aspecto relevante. Foram utilizados os seguintes modelos de dimensionamento: Souza (1981) para pavimentos asfálticos, PMSP (2004a) para pavimentos intertravados e PCA (1984) para pavimentos em concreto. Então, procedeu-se para realização da verificação mecanicista-empírica a respeito dos principais modos de ruína de cada dimensionamento, considerando aspectos que foram ignorados no dimensionamento. Quando identificado que o dimensionamento da superestrutura não atendia o volume de tráfego de projeto, buscou-se adequar a superestrutura para atender os critérios mecanicistas empíricos adotados, apenas alternando a espessura do revestimento. Constatou-se que, para a situação analisada, o pavimento com revestimento em concreto betuminoso usinado a quente e com revestimento em placas de concreto simples apresentou ruína precoce pela fadiga do revestimento
Abstract: This work realized the dimensioning of the pavement superstructure for structures with revestiment in bituminous concrete hot machined, in interlocking concrete blocks and in simple concrete slabs given the same contour conditions. through semi-empirical dimensioning models or mechanistic models that disregard some relevant aspect. Were used this models of dimensioning: Souza (1981) for asphaltic pavements, PMSP (2004a) for interlocking pavements e PCA (1984) for concrete pavements. So, proceeded for the realization of the mechanist verification about the main models of ruin of each dimensioning, considering aspects that were ignored in the dimensioning. When identified that the dimensioning of the superstructure don't attend the project traffic volume, an adequate superstructure was sought to meet the mechanistic criteria adopted, only alternating the thickness of the coating. It was found that for the situation analyzed the pavement with revestiment of hot-machined bituminous concrete and with simple concrete slabs presented early ruin due to the fatigue of the coating.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60443
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