Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60406
Tipo: TCC
Título: Levantamento de avifauna para elaboração de material de observação de aves comoferramenta de educação ambiental na Trilha Ecológica do Estuário do Rio Pacoti
Autor(es): Ribeiro, Ian Toscano Pinheiro
Orientador: Barreira, Cristina Almeida Rocha.
Palavras-chave: Guia fotográfico;Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti;Educação ambiental;Ornitofauna
Data do documento: 2021
Citação: RIBEIRO, Ian Toscano Pinheiro. Levantamento de avifauna para elaboração de material de observação de aves comoferramenta de educação ambiental na Trilha Ecológica do Estuário do Rio Pacoti. 2021. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A Trilha Ecológica do Estuário do Rio Pacoti, localizada no Centro de Estudos Aquáticos e Costeiros (CEAC), recebe visitas guiadas, com participantes que variam de grupos formados por crianças até idosos, a fim de conscientizar acerca da fauna e flora presente nos ecossistemas de manguezal e mata de tabuleiro. Esse é um meio do conhecimento produzido na academia perpassar entre docentes, discentes e sociedade, e por meio desta última alcançar a conservação ambiental. Analisando os dados dos formulários de percepção ambiental, desenvolvidos em pesquisas anteriores, preenchidos por 250 visitantes no final do percurso de visitas guiadas realizadas entre o início de 2018 e o início de 2019, foi possível notar que a presença da avifauna local é pouco percebida durante as visitas, sendo avistada por apenas 26% dos participantes. Entretanto, 94,8% afirmam ter visto caranguejos durante a trilha. A observação de aves é uma atividade ainda pouco praticada e valorizada no Brasil, principalmente quando pensada dentro do paradigma da educação para fins de conscientização e pertencimento ambiental. O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento da avifauna existente no entorno da área da trilha, a fim de produzir um guia fotográfico, tanto para visitantes quanto para futuros monitores da trilha, fomentando a prática da observação de aves na educação ambiental. Para isso, foram realizadas saídas semanais a campo priorizando o horário da manhã (5h às 12h) quando há maior atividade das aves, e, o horário da tarde (14h às 17h) onde normalmente eram realizadas as trilhas guiadas. A identificação das espécies foi realizada por meio de contato auditivo e visual com o auxílio de binóculo, guias ornitológicos, câmera fotográfica e a técnica de playback. Todos os contatos foram registrados em planilhas de campo, sendo registradas ao todo 85 espécies divididas em 33 famílias. O trabalho de campo foi realizado em um período entre 2 meses, não levando em consideração mudanças significativas das estações do ano e as possíveis ocorrências de aves sazonais ou migratórias. Entretanto, o levantamento de informações foi suficiente para compor cartilha para os visitantes com o registro de ocorrência das principais aves residentes no percurso da trilha ecológica. Sugere-se dar continuidade ao desenvolvimento do levantamento da avifauna da área, com fins de levar em consideração uma maior área de abrangência e uma maior escala temporal de observação, incluindo não somente a trilha ecológica, mas também a toda a Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti.
Abstract: The Rio Pacoti Estuary Ecological Trail, located at the Center for Aquatic and Coastal Studies (CACS), receives guided tours, with groups formed by people of all ages, including children and elderly, in order to raise awareness about the fauna and flora present in the ecosystems of mangrove and tableland forest ecosystems. This is a way for the knowledge produced in the academy to permeate among teachers, students and society, promoting the conservation of a protected environmental area. Analyzing data from the environmental perception forms, developed in previous surveys, filled out by 250 visitors at the end of the guided tours route carried out between the beginning of 2018 and the beginning of 2019, it was possible to notice that the presence of local birdlife is undernoticed during visits, being seen by only 26% of the participants. In contrast, 94.8% claim to have seen crabs during the trail. Birdwatching is an infrequently practiced activity in Brazil, and it is also undervalued, especially when considered within the paradigm of education for purposes of awareness and environmental belonging. The aim of this study was to catalog the avifauna existing around the area of the trail, to produce a photographic guide, both for visitors and future tutors of the trail, promoting the practice of birdwatching in environmental education. Therefore, weekly field trips were carried out, prioritizing the morning time (5:00 to 12:00) where the study group has greater activity, and the afternoon time (14:00 to 17:00) where guided trails were normally held. Species identification was performed through visual and sonant contact with the aid of binoculars, ornithological guides, photographic camera and playback technique. All contacts were registred in field spreadsheets, with a total of 85 species divided into 33 families. The fieldwork was carried out over a 2 month period, not considering the related changes of the seasons or possible occurrences of seasonal or migratory birds. However, the amount of information was enough to compose a booklet for visitors with the record of the occurrence of the main resident birds along the ecological trail. It is expected to continue to develop of the avifauna survey of the area, considering larger coverage area and time observation, including not only an ecological trail, but also the entire Environmental Protection Area Rio Pacoti.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60406
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_itpribeiro.pdf10,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.