Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Junior, Romulo Cunha da-
dc.contributor.authorRodrigues, Lizandra Karen de Oliveira-
dc.contributor.authorAlmeida Neto, Francisco Honório de-
dc.contributor.authorPaixão, Râmila Silva-
dc.contributor.authorAlmeida, Marcos Teodorico Pinheiro de-
dc.date.accessioned2021-09-11T01:31:55Z-
dc.date.available2021-09-11T01:31:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Romulo Cunha da; RODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Caminhos rumo à inteireza: relato de uma formação lúdica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60401-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento da pessoa humanapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleCaminhos rumo à inteireza: relato de uma formação lúdicapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo aqui apresentado é o resultado da formação lúdica tateada pelos projetos e sujeitos que compõem o Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA), da Universidade Federal do Ceará. Esta escrita objetiva relatar a trajetória de um graduando em Pedagogia na sua constituição lúdica, a fim de (re)conhecer as nuances e as influências que o contato direto e ativo com a temática Ludicidade reverberam na construção do eu-indivíduo e eu-profissional. Entre falsas idas e fieis vindas, a jornada ao lúdico aconteceu em períodos entre os anos de 2013 a 2016, guiada pelas ações oriundas dos cinco projetos que configuram o CELULA e para além das paredes do seu laboratório. Os afetos, as memórias, os registros escritos e fotográficos são os alicerces centrais deste estudo, os quais são fortalecidos pelas teorias acerca da narrativa autobiográfica (LUSTOSA, 2015; MONTEIRO, 2006; SILVEIRA, 2006; SOUZA, 2006; VASCONCELOS, 2000) e da Ludicidade (HUIZINGA, 2000; LUCKESI, 2014; ALMEIDA, 2015; PEREIRA, 2001), fomentando a relevância do relato para a produção acadêmica mediante olhar consciente e crítico sobre si. Pertencer ao programa permite compreender que a formação lúdica do indivíduo é uma necessidade do ser humano que é dotado de cognição, afetividade e motricidade, especialmente para profissionais que têm como o outro o seu campo de atuação. A ludicidade é um caminho rumo à inteireza do ser. Conclui-se que para formar-se profissional é fundante o contato inteiro consigo, para que a troca com o outro e com o mundo seja representativo para ambos. O sujeito não é imparcial, mas cabe a ele dotar-se de ideologias mais humanas ou não.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rcsjunior.pdf72,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.