Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60400
Tipo: Resumo
Título: Criança não é de rua: a atuação da associação O Pequeno Nazareno no Ceará. (Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça - DA00.2013.PJ.0006)
Autor(es): Oliveira, Raquel Coelho
Freitas, Raquel Coelho de
Palavras-chave: Menores de rua - Integração social;Direitos das crianças
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Raquel Coelho; FREITAS, Raquel Coelho de. Criança não é de rua: a atuação da associação O Pequeno Nazareno no Ceará. (Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça - DA00.2013.PJ.0006). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O direito à moradia, à educação e ao lazer se encontram expressos na Constituição Federal de 1988, porém, na prática, eles não são efetivados pelo Poder Público. Em relação às crianças, o que se observa é o frequente desrespeito a esses direitos, já que muitas delas vivem na rua sem nenhuma proteção, expostas a todos os perigos. Por conta disso, o presente trabalho busca demonstrar como a associação O Pequeno Nazareno, parceira do NUDI-JUS(NÚCLEO DE ESTUDOS APLICADOS DIREITOS, INFÂNCIA E JUSTIÇA), atua no estado do Ceará na efetivação dos direitos das crianças em situação de rua, além de buscar evidenciar a repercussão da campanha criada por eles e divulgada em todo o País e na Europa chamada “Criança não é de Rua”. A metodologia utilizada para o trabalho foram as entrevistas concedidas pelos coordenadores da associação e o diálogo com as crianças que estavam presentes. O público alvo da instituição são crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade por estarem na rua, e como a associação se trata de uma organização não-governamental(ONG) se mantém por doação de particulares que se dispõem a ajudar. Os resultados da atuação do Pequeno Nazareno e da campanha “Criança não é de Rua” foram o aumento no número de crianças que voluntariamente procuraram a associação em busca de uma vida mais digna com moradia, educação e lazer. Além disso, muitas vezes, o Pequeno Nazareno consegue reatar os laços da criança com os seus familiares, possibilitando a reinclusão dela aos poucos no ambiente familiar. Isso mostra que a sua atuação é de extrema relevância, já que a criança deve ser sujeito de direitos e o lugar dela não é na rua, é com a sua família tendo um bom lar e uma família que preserve por sua dignidade. 
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60400
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rcoliveira.pdf78,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.