Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFeitosa, Raphael Alves.-
dc.contributor.authorAraújo, Bruna Nunes de.-
dc.date.accessioned2021-09-10T21:14:59Z-
dc.date.available2021-09-10T21:14:59Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARAÚJO, Bruna Nunes de. Aprendizagem cooperativa no cenário pandêmico: narrativas de experiências sobre a Escola Profissionalizante Alan Pinho Tabosa, Pentecoste/CE. 2021. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60396-
dc.description.abstractThe present work analyzed the reflections made during the realization of the Supervised Internship in High School II (Estágio Supervisionado do Ensino Médio II - ESEM II), in which it pursued to comprehend how the methodology of Cooperative Learning (CL) was applied in the emergency remote education, during a pandemic context, as a method to Biology teaching. For this purpose, a resource of lived experience narrative was used, through which it was made reflections about the rescue of personal memories as a student at Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, interconnecting it with the experiences lived during the supervised practice there. The study was based upon the Objective Hermeneutics analysis of records made during the ESEM II subject. During the remote education, the classes in that school were conducted through Google Meet online platform, and they were structured according to the CL principles, in which the teacher had a role as a mediator of knowledge, and the students worked together in cooperative cells. It was concluded that the applicability of CL in remote education depends on some aspects, among them, a history of the use of that methodology in face-to-face education, the more autonomy by the students, and the development of the CL principles, by the strategic use of the digital platforms. At last, it should be pointed that the CL adaptation in virtual environments was important to the teaching-learning process during the pandemic scenario, furthermore, to make teachers and students capable of pedagogical experiences which need the use of technological resources, increasingly explored nowadays.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleAprendizagem cooperativa no cenário pandêmico: narrativas de experiências sobre a Escola Profissionalizante Alan Pinho Tabosa, Pentecoste/CE.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente trabalho foram analisadas as reflexões feitas durante a realização do Estágio Supervisionado do Ensino Médio II (ESEM II), onde buscou-se compreender de que forma a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) foi aplicada no ensino remoto emergencial, dentro de um contexto pandêmico, no ensino de biologia. Para isso, utilizou-se o recurso de narrativa de Experiência do Vivido, por meio do qual foram feitas reflexões ao resgatar as memórias pessoais como estudante da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, interligando com as vivências experienciadas no estágio realizado na mesma. O estudo foi realizado a partir da análise hermenêutica objetiva de registros feitos durante a disciplina ESEM II. Durante o ensino remoto as aulas na escola foram realizadas por meio da plataforma online Google Meet, e eram estruturadas seguindo como base os fundamentos da AC, onde o professor possuía um papel de mediador do conhecimento e os estudantes trabalhavam juntos em células cooperativas. Concluiu-se que a aplicabilidade da AC no ensino remoto depende de alguns aspectos, dentre eles, um histórico de utilização dessa metodologia na educação presencial, uma maior autonomia por parte dos estudantes, e o desenvolvimento dos pilares da AC, por meio do uso estratégico das plataformas digitais. Por fim, cabe ressaltar ainda que adaptação da AC em ambientes virtuais foi importante no processo de ensino-aprendizagem no cenário pandêmico e, além disso, para que os docentes e os educandos se tornassem aptos para vivências pedagógicas que necessitem da utilização de recursos tecnológicos, que são explorados cada vez mais.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_bnaraujo.pdf774,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.